O Grupo de Educação Tutorial da Faculdade de Medicina (GET-Medicina)  da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza reunião aberta nesta segunda-feira, dia 18, às 17h30, sobre ‘A saúde integral da população trans’. O evento é gratuito e aberto à comunidade acadêmica. Não é exigida inscrição prévia.

A estudante do 9° período do curso de Medicina da UFJF e integrante do Grupo de Educação Tutorial, Aline Patrícia da Silva Coelho, destaca a relevância do debate acerca da saúde das pessoas trans, que não se identificam integral ou parcialmente com o gênero designado ao nascimento.  

“O debate sobre a saúde da população trans é importante, pois esta é uma população marginalizada, com muita dificuldade de acesso geral, não só aos serviços de saúde. E nestes, eles e elas precisam de um acompanhamento multidisciplinar, que vai desde o psicólogo à endocrinologia. Sem contar que essa população necessita de uma abordagem mais humanizada e integralizada”, avalia a graduanda.

Para participar da atividade, o GET-Medicina, convidou a endocrinologista e professora do Departamento de Clínica Médica,  Christianne Toledo de Souza Leal, e a ativista trans, Bruna Leonardo. 

Grupo de Educação Tutorial

O Grupo de Educação Tutorial da Medicina (GET- Medicina) desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão desde 2009. O objetivo do GET é implementar estratégias que visem a aprimorar a formação acadêmica e pessoal de seus participantes, os graduandos do curso de Medicina da UFJF. Atualmente, o grupo conta com nove alunos bolsistas e três alunos voluntários, sob tutoria da professora do Departamento de Saúde Coletiva,  Andreia Aparecida de Miranda Ramos.

“Realizamos reuniões abertas à comunidade sobre temas que já discutimos internamente, em nossos encontros semanais de estudo do GET. As temáticas são sempre escolhidas pelos próprios alunos e alunas,  a partir do interesse deles e da necessidade que sentem em estudar mais sobre algo pouco abordado nas aulas curriculares. Sempre convidamos alguém que já trabalha ou estuda sobre o tema. Fazemos no modelo de roda de conversa. Já realizamos reuniões  abertas sobre saúde da população carcerária, determinantes sociais de saúde, pesquisa científica, dentre outras”, ressalta Andreia Ramos. 

A graduanda em Medicina, Aline Coelho, avalia que a iniciativa favorece o aprendizado e a troca de experiências com profissionais e outros estudantes.

“O GET nos estimula muito a sermos pró-ativos, a corrermos atrás do que nos interessa, sempre com o apoio da nossa tutora e de todo o grupo. É super importante a nossa troca de experiências com alunos de outros períodos, tanto os que estão lá na frente quanto os calouros, e  com a nossa tutora, pois sempre temos algo a aprender com cada um deles. Sem contar que discutimos sobre diversos assuntos, inclusive muitos que não são abordados nas salas de aula, porém estão lá, na nossa prática clínica, e são de grande importância não só nesse contexto, mas na sociedade no geral.”

Serviço

A próxima reunião aberta do GET-Medicina, cujo tema será ‘A saúde integral da população trans’, acontece nesta segunda-feira, dia 18, às 17h30, na Faculdade de Medicina da UFJF (em sala a ser definida na data do evento).  A atividade é gratuita e aberta à comunidade acadêmica.

Outras informações: get-medicina@googlegroups.com