Na Temple University (Filadélfia), a diretora se reuniu com professores da Universidade que estão participando do Programa de Mobilidade Docente (Foto: Divulgação/DRI)

A diretora de Relações Internacionais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) esteve, durante a primeira semana de novembro, em visita a universidades dos Estados Unidos. Durante a missão internacional, Bárbara Daibert encontrou-se com professores e alunos da UFJF, que estão cumprindo intercâmbio acadêmico por meio de diversos programas.

Na Temple University (Filadélfia), a diretora se reuniu com professores da Universidade que estão participando do Programa de Mobilidade Docente (Promid). Na oportunidade, foi renegociada a parceria envolvendo este Programa para o próximo ano, e foram garantidas quatro vagas de mobilidade para os alunos.

“Foi emocionante encontrar os alunos da UFJF e também os professores, que estão aprendendo inglês como meio de instrução e também participam de atividades com seus pares acadêmicos na parte da tarde”, conta. Segundo Bárbara, “a Temple é uma universidade de excelente qualidade e um importante ponto de acesso aos nossos professores e alunos no exterior”.

A missão também envolveu uma visita à University of Maryland Eastern Shore (Umes), em Maryland, “com quem vamos ampliar o acordo, a fim de podermos enviar e receber alunos de quaisquer áreas da UFJF” e à Howard University, em Washington. Ambas as universidades são consideradas históricas pela abertura à população negra norte-americana.

Por isso, comenta a diretora, “constituem importantes parceiras às universidades de um país como o Brasil, que possui história de escravidão e racismo ainda não superado na sua sociedade, com flagrante exclusão de negros e negras do Ensino Superior. A cooperação com esse tipo de instituição nos ajuda a repensarmos nossa missão enquanto universidade pública, gratuita e inclusiva”, argumenta.

Continuidade no Brasil

Dando continuidade às negociações, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) recebeu, na última segunda-feira, 11, a visita da diretora dos programas de intercâmbio da Temple University. A executiva almoçou com os professores da UFJF que já voltaram das universidades estrangeiras, através do Promid.

Na próxima quarta, 13, Bárbara Daibert visita a Universidade Federal de Uberlândia, onde ministra uma palestra sobre os projetos de internacionalização da UFJF. “É a segunda universidade que convida a UFJF para divulgar os programas criados aqui, especialmente o Global July, um importante reconhecimento do nosso trabalho”, finaliza.

Outras informações: (32) 2102-3389 – Diretoria de Relações Internacionais