Representante do município de Valadares falou aos conselheiros sobre a reunião entre lideranças da UFJF-GV e o executivo. (Foto: Sebastião Junior)

Os membros do Conselho Gestor do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) se reuniram na última sexta-feira, 8, para a 30ª reunião ordinária do órgão. Um dos assuntos debatidos foi o encontro promovido pelo prefeito André Merlo com lideranças, professores e chefes de departamento do campus, na última semana.

A reunião do Conselho Gestor contou com a participação do secretário da Fazenda de Valadares, Jamir Calili. Ele explicou aos conselheiros que a iniciativa do encontro na prefeitura foi da própria administração municipal, com o objetivo de conhecer as opiniões e perspectivas da UFJF-GV sobre a eventual transformação do campus avançado em uma universidade federal autônoma. De acordo com o secretário, o Ministério da Educação (MEC) tem realizado sondagens quanto ao assunto, que também é um anseio da comunidade local e do próprio município, principalmente devido às oportunidades profissionais e econômicas que uma instituição superior pública de ensino da própria cidade traz para a região do Vale do Rio Doce.

Ainda segundo Calili, a prefeitura optou por conversar inicialmente com lideranças do campus avançado por entender ser este o principal interessado, e que somente depois estenderia a discussão ao campus sede.

Vários conselheiros se manifestaram em relação aos impactos e receios de uma eventual “emancipação” do campus. Por isso, foi solicitada a indicação de membros para compor uma comissão que discutirá o assunto, e que deverá contar com representantes das unidades, dos TAEs e dos estudantes. Além disso, uma audiência pública será agendada para um amplo debate sobre o tema.

Também na última reunião os conselheiros aprovaram uma série de demandas do campus, que serão encaminhadas a Administração Superior por meio de ofício (clique aqui para ler o documento).

A próxima reunião do Conselho Gestor foi agendada para o próximo dia 21 deste mês, às 13h30.