A Galeria Guaçuí abriu nesta sexta-feira, 8, a exposição “O que te cala?”, produzida pelos alunos do Instituto de Artes e Design (IAD/UFJF) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A mostra é coletiva e trata de temas como anti-censura e eventos cotidianos. 

O professor e orientador do projeto, Fabrício Carvalho, destaca que a exposição é ligada à disciplina de Arte e Institucionalização, na qual os alunos são divididos e cada equipe fica responsável por uma etapa da produção do evento. “Os grupos são de curadores, mediadores, montagem, comunicação e design, sendo que todos atuam como artistas, expondo suas obras a partir de um tema sugerido pela turma.”

O aluno Everton Aguiar, participante da mostra, está expondo a obra “Trago a depressão com cerveja, Brasil 2019”, que consiste em uma mesa de bar com cardápio, no qual é exposta uma crônica dividida em capítulos com nomes políticos para os pratos. “Minha obra é uma mini-instalação, com um happening que é um convite à reflexão entre um trago de cerveja e o sentimento de angústia, a falar da perda e de raiva. Da perda que é coletiva e da raiva que é minha, mas que também deveria ser coletiva.”

A mostra explora a linguagem com códigos e procedimentos característicos. Cerca de 40 alunos vão expor seus trabalhos, que ficarão disponíveis até o dia 13 de novembro.  

Outras informações: Página do Facebook

https://www.instagram.com/p/B4lBnazFzxj/