O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt-UFJF) inaugura nesta sexta, 8, seu espaço de Coworking. O evento será marcado por uma cerimônia no auditório do Critt, às 17h. Na oportunidade será apresentada a moderna estrutura construída de forma adequada ao desenvolvimento de startups e empresas de base tecnológica de Juiz de Fora e região, em sinergia com o ambiente acadêmico. Também serão apresentados os programas de empreendedorismo e transferência de tecnologia realizados pelo Critt, amplamente beneficiados pelo coworking, e que estarão à disposição dos atuais e futuros empreendedores da região.

De acordo com o diretor do Critt, Ignácio Delgado, trata-se de um espaço de trabalho compartilhado, onde serão reunidas empresas de todos os portes. “Os projetos, nascentes de empreendedorismo e inovação, terão a vantagem de trabalharem juntos, de forma sinérgica, em um ambiente colaborativo, com o objetivo de obter o melhor resultado possível. O intuito é que seja um espaço propício ao desenvolvimento de produtos, fechamentos de um negócios, além de uma oportunidade de aprendizado contínuo”. Delgado reforça que a vantagem de um coworking em um ambiente universitário em relação aos convencionais é a possibilidade de articulação com o conhecimento produzido aqui. “Não serão apenas pessoas reunidas em um mesmo lugar, os profissionais estarão trabalhando sob a supervisão e apoio de pesquisadores da UFJF e de servidores especialistas em inovação e empreendedorismo.”

A expectativa é que neste espaço germinem empreendimentos com alto potencial para o desenvolvimento de protótipos e futuras patentes. Além da geração de novos negócios, o espaço visa fomentar a articulação com agentes econômicos, entidades da comunidade civil e órgãos públicos de Juiz de Fora e região, contribuindo para o desenvolvimento, com o aumento da competitividade das empresas e do bem-estar da população.

O projeto foi desenvolvido em duas etapas. Em 2015, com recursos da Fapemig, foi dividido o espaço em que hoje estão instaladas as empresas incubadas (primeiro andar) e o coworking (segundo andar). Em 2016, a Pró-reitoria de Infraestrutura conduziu a montagem das instalações do espaço das empresas incubadas. Em 2018 e 2019, com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão (PT-MG), foram adquiridos os itens e contratados os serviços necessários à instalação do coworking, além de efetuadas melhorias nas dependências do Critt, aquisição de equipamentos para o órgão e promoção de atividades para capacitação para seus colaboradores.