As faculdades de Enfermagem e de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promovem nos dias 7 e 14 de dezembro o Curso de Extensão de Introdução à Capacitação em Primeiros Socorros para professores da rede municipal e do Colégio de Aplicação João XXIII. Os interessados em participar devem se inscrever do dia 7 a 18 de novembro por meio do formulário.

O curso é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e conta com o apoio do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para ministrar parte das aulas, que vão abranger noções de primeiros socorros em casos de engasgos, quedas, convulsões, traumas e paradas cardiorrespiratórias. Inicialmente, 120 professores são esperados para as aulas, sendo divididas em dois módulos de quatro horas cada um.

O professor do Departamento de Engenharia Ambiental, Marconi Moraes, explica que a ideia do curso veio a partir da demanda de professores da rede municipal, em que ele já atua com projetos de extensão, em virtude da Lei nº 13.722, conhecida como Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e de funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

“Já trabalhamos com alunos do município, por meio de um projeto de educação ambiental e os professores pediram para envolvê-los nos trabalhos para atender à Lei 13.720. Em conjunto com nossos apoiadores, desenvolvemos o curso”, explica Moraes.

A partir da demanda, Moraes entrou em contato com o professor da Faculdade de Enfermagem, Fábio da Costa Carbogim, que já promovia o curso de extensão Suporte Básico de Vida para professores em outras escolas da cidade, juntando as iniciativas para a criação do curso de primeiros socorros.

Moraes acredita na possibilidade de expandir as ações do curso, para que se torne, no futuro, um projeto de extensão que envolva mais professores das redes municipal e estadual. No âmbito acadêmico, para Carbogim, a oportunidade de trabalhar com a comunidade permitirá que alunos da graduação e da pós-graduação em Enfermagem realizem, posteriormente, pesquisas sobre o impacto do curso na rede municipal de educação.

As aulas serão ministradas no Anfiteatro I e II do prédio Itamar Franco da  Faculdade de Engenharia. A participação confere certificado. As inscrições ficarão abertas até o preenchimento das 120 vagas, sendo 20 destinadas ao Colégio de Aplicação João XXIII.

Outras informações: (32) 2102-3821 – Faculdade de Enfermagem / (32) 2102-3400 – Faculdade de Engenharia