Bacharéis do Samba se apresentam nesta quinta-feira, dia 7, a partir das 19h30 (Foto: Divulgação)

O Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), cumprindo com seu papel de espaço universitário, promove durante esta semana diversas atividades culturais com apresentações musicais, ação de desenho urbano, lançamento de livros e palestras. Todas as atividades são gratuitas.

Nesta quinta-feira, às 19h30, acontece mais uma edição do Musicamamm  com o grupo Bacharéis do Samba. Em comemoração aos 45 anos de sua criação, e reconhecido como um dos mais antigos blocos caricatos de Belo Horizonte, os Bacharéis do Samba promovem ações, oficinas e projetos que levam lazer e atividades culturais para comunidades de bairros periféricos em Belo Horizonte. O grupo já se apresentou ao lado de Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Elza Soares e outras referências do samba brasileiro.

Na sexta-feira, dia 8, acontece o lançamento do livro “Dançando às margens dos trilhos”, da jornalista Maria Lúcia Guilhermino, que adotou profissionalmente o pseudônimo de Malu Guilhermino. A noite de autógrafos começa às 19h30. Neste mesmo dia, às 19h, haverá a palestra “O museu como curador: exibição, coleção e recoleção”, com o professor  Emerson Dionísio Gomes de Oliveira. Ele é docente do curso de Museologia da Universidade de Brasília (UnB), e traz uma discussão sobre os museus de arte no Brasil e como eles se adaptaram a produção artística contemporânea e às novas mídias. Abordará, também, questões do funcionamento da exibição e colecionamento pelas instituições de arte.

Encontro com USK é aberto ao público, basta levar material de desenho (Foto: Arquivo pessoal)

Já na manhã de sábado, dia 9, a partir das 9h, acontece o 4º Encontro de desenho do USK. A Urban Sketchers é uma organização sem fins lucrativos que pretende elevar o desenho de uma determinada localização a um patamar artístico, difundindo o valor educativo da prática do desenho de observação. Dessa vez, o Mamm é o local de inspiração para o grupo de artistas e a proposta é desenhar o espaço a partir de uma observação direta. O encontro é aberto ao público e basta somente levar o material de desenho (lápis, borracha, caderno).

Fernando Vago é professor e pianista (Foto: Arquivo pessoal)

À tarde, a partir das 16h, recital com pianistas do Departamento de Música do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF. Encabeçado pelo professor e pianista Fernando Vago, o recital contará, também, com apresentações da  servidora Nariá Assis, e dos alunos Nicolas Glanzmann,Samuel Colli e Gabriela Nunes. O evento faz parte de uma iniciativa do Departamento de Música da UFJF em promover uma série de recitais e concertos na cidade para democratização do acesso do público à música erudita. O repertório inclui obras de compositores eruditos como Aaron Copland, Heitor Villa-Lobos, Sergei Rachmaninoff, Claude Debussy, Alberto Ginastera e Frédéric Chopin.

O Mamm fica localizado na Rua Benjamin Constant 790, no Centro da cidade.  – Santa

Outras informações: (32) 2102-3964 (Pró-Reitoria de Cultura-UFJF)