Imagem: Pixabay

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade, Gênero, Diversidade e Saúde: Políticas e Direitos (Gedis) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove nesta sexta-feira, dia 8, das 18h às 22h, o  Seminário Internacional Desobedecendo Gênero. O evento é gratuito e tem como público-alvo os interessados na temática dos estudos de gênero e sexualidades. Na programação estão previstos  lançamento do livro “Desobediências de Gênero”, sessão de autógrafos e conferência do autor da obra, o pesquisador português do Instituto Universitário de Lisboa e professor visitante da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), João Manuel de Oliveira. 

O professor da Faculdade de Serviço Social da UFJF e líder do Gedis, Marco José Duarte, explica que a iniciativa é desenvolvida em parceria com o Núcleo de Pesquisas e Práticas em Psicologia Social, Políticas Públicas e Saúde (PPS/UFJF) e tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social , e das pró-reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa e de Extensão,  além da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Duarte destaca a importância do debate sobre identidades de gênero  e sexualidades. “Para além de estreitarmos os laços acadêmicos entre Brasil-Portugal, tendo como referência as pesquisas e os estudos de gênero e sexualidade,  é importante, numa conjuntura conservadora anti-gênero, anti-LGBTQI+, anti-feminismo, debatermos, aprofundarmos, fortalecermos e criarmos estratégias de resistência para que se promova debates democráticos como este”, avalia.  

O conferencista

João Manuel de Oliveira é pesquisador do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), dedicando-se aos estudos de gênero e das sexualidades.  Pesquisa sobre teoria feminista queer pós-estruturalista, epistemologias críticas e análise dos discursos sociais sobre discriminação, cidadania sexual, normas de gênero, heteronormatividade e homonormatividade.

É doutor em Psicologia Social pelo ISCTE e fez pós-doutoramento na Universidade do Minho, Universidade do Porto e ISCTE-IUL. Foi investigador visitante no Birkbeck College da Universidade de Londres e na Universidade Federal da Bahia, onde é colaborador no Grupo de Pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS).

Serviço

O  “Seminário Internacional Desobedecendo Gênero” acontece nesta sexta-feira, dia 8, das 18h às 22h, na Casa Helenira Preta (anexa à Casa de Cultura da UFJF), na Avenida Rio Branco 3.372, no Alto dos Passos. Não é exigida inscrição prévia. 

Outras informações:  (32) 2102.3562 (Faculdade de Serviço Social-UFJF) 

gedis.ufjf@gmail.com