“Desafios do telejornalismo, caminhos e estratégias” foi o assunto abordado por Flávia Travassos (Foto: Gustavo Tempone)

Trazendo uma perspectiva sobre as novas tecnologias utilizadas para a produção de informação e sobre as fake news, a jornalista do SBT, Flávia Travassos, foi uma das expositoras na II Semana de Comunicação Professor Márcio Guerra. A jornalista apresentou o Painel “Desafios do telejornalismo, caminhos e estratégias”, na noite da última quarta-feira, 6, na Faculdade Estácio de Sá (Fes/JF).

O painel se propôs a discutir como as novas tecnologias interferem, modificam e facilitam a produção jornalística, cuidados com a veracidade da informação e a necessidade de se combater as fake news. O professor e Diretor de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Márcio Guerra, mediou a discussão junto à jornalista, formada pela Faculdade de Comunicação da UFJF, que atuou em emissoras como a Rede Globo, Bandeirantes e, há quase 10 anos, compõe a equipe jornalística do SBT.

Flávia Travassos ressaltou o quanto o jornalismo é dinâmico e que as novas tecnologias mostram a necessidade de adaptação dos profissionais da área às mudanças que estão acontecendo. “Percebemos que a fórmula do telejornalismo, mesmo que sempre atual, disputa com a forma de contar histórias na internet. Hoje em dia o espectador não senta e espera o jornal, ele já se informa antes. Essa nova tecnologia têm vários fatores positivos, como agilidade de propagar a informação, mas é um desafio para nos adaptarmos a essa nova realidade.”

Novas formas de contar histórias

Flávia Travassos: “O jornalismo sério nunca foi tão importante para a sociedade” (Foto: Gustavo Tempone)

A jornalista contou que fez um curso oferecido pelo SBT, onde aprendeu novas formas de narrar notícias para a internet sem a fórmula televisiva padrão. “A emissora percebeu o quanto o telespectador utiliza a internet e as redes sociais para se informar. Os vídeos compartilhados nos meios digitais usam uma linguagem totalmente diferente da televisão, onde o repórter fala menos e quem tem mais voz são os personagens que contam a história. Além disso, na internet as pessoas se sentem mais próximas do jornalista. Porém, hoje em dia todo mundo pode ser produtor de conteúdo, então a relação do espectador com a notícia também se transformou muito rapidamente.”

Porém, com os avanços tecnológicos, a jornalista reiterou o surgimento e a ampliação das notícias falsas – as fake news. Destacou a importância de checar a informação, ter compromisso com a verdade e apresentou estratégias para desmentir notícias falsas. “É necessário apurar, investigar, ouvir mais de uma fonte. O nosso compromisso com o público é enorme e nossa obrigação é checar a informação. Inclusive, se for preciso com mais de uma fonte. O papel do jornalista hoje é mais importante do que antes, pois precisamos, além de tudo, combater esse tipo de anti-jornalismo. O jornalismo sério nunca foi tão importante para a sociedade”, finaliza.

Promovido pela Câmara Municipal de Juiz de Fora, o evento tem entrada franca e está aberto para todos os interessados. Além disso, aposta em uma programação diversificada até o próximo sábado, 9, e emite certificado.

Outras informações: (32) 3313-4734/4941- Câmara Municipal de Juiz de Fora