Professor Márcio Guerra ladeado pelos jornalistas Matheus Brum e Henrique Fernandes (Foto: Gabriela Maciel)

O painel “Os desafios do Jornalismo Esportivo” deu início ao segundo dia da II Semana de Comunicação Professor Márcio Guerra, nesta terça-feira, 5. O evento, que aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, contou com a presença dos jornalistas Matheus Brum e Henrique Fernandes, ambos ex-estudantes da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento confere certificado, é aberto à comunidade e segue até o próximo sábado, dia 9. 

Compondo a programação da Semana de Comunicação, o painel teve como objetivo discutir quais são as maiores mudanças, transformações e desafios na área do Jornalismo Esportivo. O professor Márcio Guerra guiou a discussão acompanhado de Matheus Brum, repórter e produtor da TV Vitória, além de colunista e comentarista do canal “Coluna do Fla”; e de Henrique Fernandes, comentarista da TV Globo Minas e do canal Sportv. 

Durante o painel, foram discutidos  tópicos como a influência das novas tecnologias e suas alterações no mundo esportivo, como o VAR (Árbitro Assistente de Vídeo) e o crescimento das redes sociais, responsáveis pela expansão do caráter multimídia do jornalismo. Os convidados também abordaram temas como a participação feminina no jornalismo esportivo, a preparação de estudantes recém-formados e o primeiro livro de Brum, “Entre contos e crônicas: Tupi, “Fantasma do Mineirão” e Sport, “Campeão do Centenário de JF”, com lançamento agendado para o dia 4 de dezembro.   

Na conversa, Fernandes afirmou que traçar uma previsão para o futuro do jornalismo pode ser pretensioso. “Também estamos descobrindo o jornalismo esportivo. As coisas estão mudando muito rápido. Além do aspecto tecnológico, muito pertinente, existe um outro ponto, que é a questão das redes sociais. Hoje, já existem novas mídias que precisamos desbravar. Precisamos entender como funciona a nova tecnologia, como ela pode nos auxiliar e como essa recepção da mensagem funciona.” 

Além disso, Brum abordou um pouco da importância das discussões propostas na Semana de Comunicação. “O espaço que vocês têm hoje, na faculdade, é muito importante. É um espaço onde vocês podem aprender, testar e errar, se desenvolvendo cada vez mais para chegar no mercado de trabalho da forma mais preparada. São essas pequenas experiências na faculdade que você leva para o mercado. Esse debate, então, é interessante para que cada um conte um pouco da sua trajetória, para que os presentes saiam daqui com um pouco do que a gente pode oferecer.”  

Confira a programação completa da Semana de Comunicação Professor Márcio Guerra.

Outras informações: (32) 3313-4734/4941 – Câmara Municipal de Juiz de Fora