Podcast reúne especialistas a fim de abordar diferentes perspectivas sobre ciência e religião (Foto: Pixabay)

Há espaço na ciência para aquilo que está além dos limites conhecidos? E os cientistas, podem ser cidadãos religiosos? Estas e outras perguntas serão debatidas no “Fé com Ciência”, novo podcast do Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (Nupes) da faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

Apresentado pela jornalista Regina Campos, o podcast já tem dois episódios lançados. No primeiro programa, o coordenador do Nupes e professor da faculdade de Medicina, Alexander Moreira-Almeida, aborda a história das relações entre a ciência e espiritualidade, dando um panorama sobre as perspectivas do assunto. No segundo episódio, o programa recebeu o professor da Universidade de São Paulo (Usp), Geraldo José Paiva, para abordar a religião dos cientistas e as visões sobre a religião dentro da pesquisa acadêmica.

A ideia da criação do podcast partiu da procura do grupo, em conjunto com Regina, de abrir uma nova plataforma de acesso à informação de qualidade sobre o tema. Segundo Moreira-Almeida, o projeto é uma tentativa do Nupes de ampliar a discussão sobre espiritualidade e ciência. “Com o podcast, queremos levantar questões interdisciplinares que abarquem desde a medicina até a história. É um proposta de trazer debates sobre o que há de melhor na discussão entre fé e ciência. Procuramos criar um espaço que permita à população uma perspectiva ampliada sobre o que está sendo discutido sobre fé e ciência.”

A proposta inicial é de que o podcast tenha frequência quinzenal, recebendo em cada programa pesquisadores e especialistas na área para abordar diferentes temáticas relativas à ciência e religião. Além do podcast, o Nupes conta também com a Tv Nupes, canal no youtube criado em 2014 que também discute as relações entre fé e ciência.

Outras informações: (32) 2102-3841/ 2102-3845 – Faculdade de Medicina       

Nupes