Com o objetivo de provocar uma reflexão acerca das teorias e práticas envolvendo os espaços patrimoniais, memória e turismo, o Programa de Extensão O Turismo no Museu da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove nos dias 5, 6 e 7 de novembro o ciclo de palestras Diálogos sobre Memória e Patrimônio. O evento é gratuito, acontece na sala C I 03 no Instituto de Ciências Humanas (ICH) e é destinado à comunidade acadêmica. As inscrições podem ser feitas por meio do link.

A programação conta com palestras sobre experiências de gestão do patrimônio; perspectivas sobre educação e patrimônio cultural e perspectivas sobre educação e patrimônio natural. A participação confere certificado.

A coordenadora da ação, Luciana Bittencourt, destaca que os debates são importantes, pois trazem a discussão de preservação dos patrimônios materiais e imateriais, tão relegados no Brasil, sob a perspectiva da educação e da cidadania. “Há uma vivência de abandono e carência de investimentos nos segmentos culturais, evidenciando a total negligência do poder público. Neste sentido, necessitamos acionar diretamente os cidadãos para manter essa memória viva, e para isso, a educação é a melhor ferramenta. Por isso, apostamos em ações que não só gerem visibilidade dos bens patrimoniais, mas também o debate em torno dos limites e possibilidades de atuação dos cidadãos no que se refere a preservação dos diferentes patrimônios constitutivos da cultura brasileira.”

Outras informações: (32) 2102-3959 – Pró-Reitoria de Extensão