A Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe inscrições, até 2 de dezembro, para a segunda turma  da “Especialização em Relações de gênero e sexualidades: perspectivas interdisciplinares”.   Ao todo são ofertadas 30 vagas. O curso é gratuito e as aulas terão início em março de 2020.

Podem participar do processo seletivo os portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) nas áreas de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde  e, também, os portadores de curso de graduação no exterior com diploma revalidado no Brasil, conforme normas do MEC. 

As inscrições devem ser realizadas na Secretaria da Faced, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Os documentos exigidos são: formulário de inscrição, devidamente preenchido disponível aqui; uma cópia autenticada do diploma de graduação ou atestado de que a conclusão da graduação se dará até fevereiro de 2020; e uma cópia autenticada do histórico escolar do curso de graduação. 

O processo de seleção será dividido em três etapas: homologação da inscrição, mediante conferência da documentação; avaliação escrita englobando a bibliografia indicada no edital; e entrevista com apreciação de aspectos referentes à história acadêmica e ao interesse do candidato pelo curso.

Confira o edital completo aqui.

O curso de especialização surgiu a partir de diálogos estabelecidos no Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (Gesed), que debate a temática há nove anos na UFJF. 

“É a primeira especialização em gênero e sexualidade em Minas Gerais.  Além disso, a importância do curso está no investimento na interdisciplinaridade, possibilitando que os alunos e alunas tenham uma visão abrangente das questões de gênero e sexualidade, por diferentes perspectivas. É um curso que investe na diversidade também dos participantes visto que atinge várias áreas de atuação”, destaca o professor da Faced, líder do Gesed e coordenador da Especialização em Relações de Gênero e Sexualidades, Anderson Ferrari.

Outras informações: Especialização em Relações de Gênero e Sexualidades  

esp.generosexualidade.ufjf@gmail.com