“A Mulher Negra na Pós-Graduação” é o tema a ser discutido nesta terça-feira, dia 5, às 18h, no auditório da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPG-Linguística), é gratuito, aberto ao público e não é exigida inscrição prévia.

Comporão a mesa de debate as mestrandas em Linguística, Andrêssa Maria da Silva; e em Estudos Literários, Tatiane Carvalho de Morais; e a bacharel em História e integrante da Frente Preta da UFJF,  Estela Maria Gonçalves. “Entrei este ano na pós-graduação e senti um incômodo, porque nas três primeiras disciplinas que cursei, no mestrado, eu era a única mulher negra. Todos os outros alunos e alunas eram brancos. Só depois fui conhecendo outras pessoas negras de outras turmas”,  ressalta Andrêssa, organizadora da iniciativa.

A mestranda acrescenta que dessa sensação de isolamento e de falta de representatividade surgiu a proposta de realizar o evento. “Como o PPG-Linguística sempre promove seminários multidisciplinares, sugeri, à minha orientadora, que abordássemos a temática. Então, ela levou a ideia ao Colegiado do curso, que aprovou a iniciativa.”

Andrêssa, que também é graduada em Letras/Libras pela UFJF, pretende criar um coletivo na unidade acadêmica. “Queremos criar um grupo aqui, na Faculdade de Letras, para que este debate, sobre a presença de negros e negras na Universidade, seja permanente. A intenção é favorecer o acesso e a permanência de negros e negras na UFJF.”

Outras informações: andressa_silva@outlook.com