Para ampliar o debate sobre o mercado de trabalho para as pessoas com deficiência, o projeto de extensão Debates sobre a Diversidade e o Trabalho realizam uma palestra com o tema “Deficiências e o trabalho”. O evento ocorre às 17h30, desta terça-feira, 5, no Auditório da Faculdade Administração e Ciências Contábeis e será ministrada pela pesquisadora da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Raissa Tette. A atividade é gratuita, aberta ao público e não requer inscrição prévia.

A coordenadora do projeto, Renata Bicalho, considera o debate essencial para ajudar na compreensão de como funciona a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “Nossa proposta é debater quais são os avanços, limites, preconceitos e como esses sujeitos entendem tais realidades e a oportunidade de trilhar novos caminhos. Sabemos que há avanços, mas ainda há muitas barreiras. A pesquisadora Raissa Tette irá trazer uma perspectiva de um mercado de trabalho mais inclusivo, plural e como essas possibilidades afetam a vida dessas pessoas.”

Além disso, Renata destaca que a participação da pesquisadora possibilita o estudo e a compreensão de dados bem atuais sobre o tema. “Nosso evento busca uma interação entre a comunidade acadêmica e vai além dos muros da Universidade. Organizamos uma ação em que seria muito importante a participação de pessoas externas, que atuam no mercado de trabalho diretamente, e estudantes de outras instituições. É o momento de expandir os horizontes e trabalhar essa realidade para que possa ser alterada.”

O evento irá emitir certificado de participação.

Raissa Tette é doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). A pesquisadora é integrante do Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho (Nace/UFSJ), onde realiza pesquisas sobre a inclusão de pessoas com deficiência nas organizações brasileiras. Atualmente é professora substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no campus de São João del Rei.

Outras informações: renata.bicalho@facc.ufjf.br