A oitava edição do Workshop da Pós-graduação em Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) começa nesta segunda-feira, dia 4, entre 13h30 e 14h, no Centro de Ciências. O evento traz o tema “Sirius, uma nova era da ciência, tecnologia e inovação no Brasil” e a primeira palestra é da pesquisadora Ingrid David Barcelos, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron e Nanoespectroscopia de Infravermelho (LNLS). A programação segue até sexta, dia 8.

A programação reúne palestras, minicursos, debates e mesas-redondas com diversos cientistas do cenário nacional que discutirão assuntos do universo da Física, tais como: tecnologias, ensino, divulgação, além de opiniões acerca dos problemas contemporâneos.

O objetivo é oferecer um espaço para que os alunos da graduação e pós-graduação possam apresentar e discutir seus resultados, conhecer outras pesquisas que estão sendo produzidas pelos diversos grupos da UFJF e permitir o contato com estudos desenvolvidos em outras universidades, centros e institutos de pesquisa.

Ao longo da semana, serão abordados assuntos como Microscopia Eletrônica Aplicada à Nanociência, Nanotecnologia e Nanometrologia; Simetrias de cor: de matemática à física; Ciência e Tecnologia Aplicadas à Defesa Nacional e Segurança Pública e Soluções Cosmológicas de Vácuo na Teoria de Einstein-Aether, por exemplo. Pesquisadores da UFJF, UFRJ, Uerj, UFABC; do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF); Inmetro, dentre outros, participarão do workshop.

Confira a programação completa.

Outras Informações: Página do Evento