“Inclassificável”. Assim se define “Romance de Asilo”, oitavo livro do autor André Monteiro, professor do departamento de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Resultado do trabalho de pesquisa de pós-doutorado de Monteiro, o livro será lançado pelas editoras Circuito (RJ) e Chão Voador (JF) neste sábado, dia 2, às 19h, na Rua Barão de Cataguases, 577, no Centro.

Mesclando conceitos teóricos e ficcionais, poéticos e filosóficos, o livro se propõe a ser lido de distintas maneiras, podendo ter uma interpretação que o entenda como sendo desde um romance até um compilado de crônicas. A ideia é, de acordo com o autor, “desconstruir fascismos”, entendidos aqui como aquilo que nos obriga a seguir modelos pré-estabelecidos, que padronizam e tornam a vida homogênea.

Sobre o processo de criação do livro, Monteiro afirma que “Romance de Asilo” foi o produto de uma combinação de experiências que o marcaram durante o tempo que esteve escrevendo a obra. “Tentei escrever, pensar e montar o livro através de um processo de colagem de  leituras e vivências extraídas das mais diversas e variadas forças da cultura que foram me atingindo e me afetando durante o processo de fabricação da obra. Busquei reivindicar o direito à diferença, seja ela na vida amorosa, na vida familiar, ou na seara da vida acadêmica.”

Para seguir os preceitos do livro, de quebra com o padrão, “Romance de Asilo” será lançado na casa de amigos do autor. Aberto ao público interessado, o lançamento contará ainda com uma sessão de autógrafos, apresentação do grupo “Verbo in DISCOntrole: poesia mais vinil” e apresentação performática por parte de convidados de fragmentos do livro. 

Outras informações: duidimonteiro@gmail.com