Quatro alunos do Instituto de Artes e Design (IAD/UFJF) receberam prêmios na Mostra de Arte do SBGames 2019, o maior congresso científico de jogos da América Latina, realizado entre os dias 28 a 31 de outubro, no Rio de Janeiro. Das quatro categorias pertencentes à Mostra, duas tiveram alunos do IAD como vencedores.
Na categoria Concept Art, que premia os melhores trabalhos de concepção artística para jogos, Dener Alves ganhou o primeiro lugar com a ilustração Superpredator. Segundo Alves o resultado foi uma surpresa. “Realmente eu não esperava que o meu trabalho fosse chegar tão longe e tivesse reconhecimento em um evento como o da SBGames pois quando fiz “Superpredator”, foi para participar do desafio semanal do grupo de Concept Art do IAD”, afirma.
Na mesma categoria, Ramiro Liquer ficou em terceiro lugar, com Personagem para o jogo Ata’Mithae. “Fico muito satisfeito não só por ter sido premiado com um trabalho que tenho muito orgulho, mas também por tantos colegas meus do grupo de pesquisa e do Instituto de Artes e Design também terem tido esse reconhecimento”, aponta.
Na categoria Experimentações Artísticas e FanArt em Games, dedicada a experiências artísticas e homenagens a jogos reconhecidos, Bruno Marquez foi o vencedor, com a ilustração Castelo japonês distópico. “Foi bem satisfatório, como se todo o esforço que tenho feito até então tenha valido alguma coisa e sido reconhecido”, afirma. Marquez explica que o desenho partiu da ideia de um mundo futurista baseado no Japão durante o período Edo.“Foi quando o Japão estava se recuperando de uma guerra de décadas e o novo governo estava estabelecendo certas leis que não beneficiavam a população e abandonavam certos costumes.”
Marques ressalta que o castelo da ilustração em sí se se refere a uma construção antiga. “Sua localização se tornou uma periferia e acabou sendo ocupado pela comunidade menos favorecida daquele mundo”, esclarece.
Também na categoria “Experimentações Artísticas e FanArt em Games”, o terceiro lugar ficou para Luís Felipe Cabral, com Poster de Red Dead Redemption 2. O estudante revela que durante a adolescência, na escola, sempre desenhava e muitas vezes recebia comentários maldosos. “Depois que eu entrei no grupo da professora Letícia, recebendo tantos retornos com críticas construtivas, pude melhorar muito e acho que a premiação é o resultado dessa série de fatores, me sinto muito feliz e muito grato aos que estiveram ao meu lado.”
Sobre a inspiração do trabalho premiado, Cabral explica que: “quando Red Dead Redemption 2 foi lançado, eu estava muito animado, gosto muito da temática e gostei muito do primeiro jogo, não me decepcionei, é um dos meus jogos favoritos, e o personagem principal é incrível, fiz várias coisas sobre o jogo, mas na arte selecionada eu tentei imitar os cartazes de filmes antigos de faroeste, nas cores e no estilo”.
Valorização do estudo de jogos
Os quatro alunos vencedores são participantes da Oficina de Concept Art do GET Interdisciplinar em Artes e Design. Para a tutora do GET, Letícia Perani, ter trabalhos premiados em um evento como o SBGames é fundamental para a valorização do estudo de jogos na academia, além de ser uma forma de valorizar o trabalho e o esforço dos alunos. “A UFJF é pioneira nos estudos de jogos, desde os anos 2000. Essa tradição e empenho de vários professores e alunos que atuam na área se refletem nos resultados alcançados. É muito gratificante e espero que esses prêmios abram as portas para os alunos para novas realizações.”
Sobre o festival
Realizado pela Sociedade Brasileira de Computação, o evento reúne pesquisadores, estudantes e empresários que têm os jogos eletrônicos como objeto de investigação e produto de desenvolvimento. Anualmente são recebidos cerca de mil participantes de diferentes regiões do Brasil e de países como Peru, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, dentre outros. Nos últimos 5 anos o SBGames foi realizado em Foz do Iguaçu (2018), Curitiba (2017), São Paulo (2016), Teresina (2015) e Porto Alegre (2014).
No seu formato atual, o evento é composto de cinco trilhas (Computação, Artes e Design, Indústria, Cultura e Educação), além do Festival de Jogos, Mostra de Arte e Tutoriais. As trilhas apresentam artigos e pôsteres, sendo que a trilha da Indústria também inclui painéis e palestras. O Festival de Jogos apresenta protótipos e jogos completos em uma sessão informal dedicada a inovação, técnica, imaginação e emergência de novos talentos.
Mais informações: