As obras trazem elementos associados a aquários, todos feitos a mão (Foto: Divulgação)

A Galeria de Arte do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia, até 8 de novembro, a mostra “Aquário”, da artista Ana Carolina Belo. São trabalhos retirados diretamente de cadernos pessoais, abrindo-os para o público. A mostra pode ser visitada das 10 às 19h, com entrada franca. A exposição conta com curadoria de Icaro Chagas e Bia Penna, responsáveis pela organização e escolha do método de representação, que contará com a trajetória do processo criativo, assim como a materialização da linha de seus desenhos.

O trabalho traz elementos associados a aquários, todos feitos a mão. A escolha do tema se deu para criar a ideia de imersão, reunindo todos os peixes que desenhou em um livro, num mesmo lugar, um “aquário”. Não em uma caixa quadrada que limita o espaço, mas sim em um local tão amplo, que às vezes você não conhece todos os cantos.

“Esse trabalho surgiu em uma aula, onde eu precisava criar meu livro de artista e fui questionada pelo professor sobre o que eu era e se o que eu produzo é arte. Sou artista? A partir disso comecei a pensar sobre o que eu fazia como arte e comecei a perceber o tanto de tempo que eu passei fazendo esses desenhos de peixes. Por isso quis reuni-los de uma forma que eu conseguisse expressar o meu ‘eu artista’”, revela Ana Carolina. 

O material exposto apresenta o processo criativo adotado, começando com a reprodução dos cadernos. Sendo assim, não é simplesmente uma obra estética, mas algo que passa por um processo emocional e que carece de uma leitura das entrelinhas, para entender o que está por trás dos peixes. As etapas envolvidas na produção das obras foram permeadas de sentimentos, daí a escolha de utilizar papel preto e caneta branca na representação. Tal envolvimento foi essencial para a descoberta do propósito artístico de Ana. 

Para ela, desenhar é a forma que tem para expressar todas as coisas para as quais não encontra palavras, é sua forma de conversar com o mundo. Pintar, desenhar e ilustrar ajudam nesse processo. “Desenhar é me expor. O que eu sinto, penso e sou. Eu acho que hoje, com essa exposição, consigo me olhar e falar, eu sou artista. Foi um caminho longo e árduo, mas hoje sou a artista Ana Carolina Belo, e esta é minha exposição”.

Essa é a primeira grande exposição da artista, que já esteve presente anteriormente em um seminário de pesquisa e também no Arte em Trânsito, edição de 2019.

O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro. 

Outras informações: (32) 3215-3850 (Forum da Cultura-UFJF) 

forumdacultura@gmail.com