O Núcleo de Estudos Sociais do Conhecimento e da Educação (Nesce) do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza nos dias 13 e 14 de novembro o evento “Plano Nacional de Educação: dos pioneiros da educação aos debates contemporâneos”. A atividade gratuita visa debater as diretrizes do Plano Nacional da Educação (PNE).

O evento conta com abertura e mesa redonda. No primeiro dia, são convidados o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luciano Mendes, que aborda o assunto a partir do Manifesto Pioneiro da Educação Nova de 1932, e a professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Sandra Fernandes, que destaca a realidade local em diferentes municípios com a implementação do PNE. A segunda atividade conta com as presenças de Eliane de Lima Villas Gomes (Superintendência Regional de Ensino), Gláucia Fabri Carneiro Marques (Secretaria Municipal de Ensino) e Eduardo Magrone (UFJF).

A professora do Programa de Pós-graduação em Educação e membro da comissão organizadora, Maria Zélia Maia de Souza, destaca a relevância do debate dentro da Universidade. “É de suma importância que esse debate parta da universidade pública e que a academia problematize questões a respeito da educação e as socialize com a comunidade em geral. É função dos professores pensar e conhecer os planos para a  educação. Temos muitos problemas e precisamos debatê-los em um ambiente aberto, plural e democrático, como a UFJF.”

O evento ocorre na Sala Paulo Freire da Faculdade de Educação. Não é necessária inscrição prévia. Os presentes recebem certificados de participação.

Outras informações: (32) 2102-3665 – Programa de Pós-graduação em Educação