O Laboratório de História Política e Social (LAHPS), do Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promove nesta quarta-feira, 30, o lançamento do livro “A República no Brasil: trajetórias de vida entre a democracia e a ditadura”, organizado pelos professores Jorge Ferreira e Karla Carloni. O evento ocorre às 14h, na sala A-1-12, no Instituto de Ciências Humanas (ICH).

Durante o evento, será debatida a importância das trajetórias de determinados atores sociais e suas biografias para a compreensão da História Política, Cultural e Social. Entre os temas estão “Do fascismo ao conservadorismo católico: a trajetória de Plínio Salgado”, com o professor Leandro Pereira Gonçalves (UFJF); “Eros Volúsia: a bailarina do Brasil Moderno”, com a professora Karla Carloni (UFF) e “Apolônio de Carvalho, uma vida, muitas lutas e vários tempos”, com o professor Jorge Ferreira (UFF/UFJF).

Para o coordenador do LAHPS, Leandro Pereira Gonçalves, o evento vai ao encontro da proposta do Laboratório, que é “promover a análise das conexões existentes entre o fenômeno do poder, a emergência e o desenvolvimento das relações de mercado e as que ocorrem no mundo do trabalho”. Os temas abordados no lançamento do livro compreendem importantes discussões para o estudo da história do século XX e do tempo presente, em especial do Brasil Republicano em uma perspectiva transnacional.

Plínio Salgado foi fundador e dirigente da Ação Integralista Brasileira, considerado um destacado intelectual e político do século XX. Católico, modernista e fascista na década de 1930, teve uma longa vida política até sua morte, já na ditadura civil-militar. Eros Volúsia, bailarina carioca, alcançou projeção internacional com coreografias inspiradas na cultura brasileira. Desempenhou papel primordial na criação de um bailado genuinamente nacional, buscando movimentos que traduziam o que ela chamava de “corpo mestiço”, criando aspectos da dança que identificava como de origem colonial, africana ou indígena. Apolônio de Carvalho foi destacado nome nas mais importantes lutas políticas do Brasil e da Europa. Pertenceu ao Exército Brasileiro e foi expulso pela ditadura Vargas. Como membro do Partido Comunista Brasileiro, atuou contra o fascismo espanhol e o nazismo na Segunda Guerra Mundial.

Outras informações: lahps.historiaufjf@gmail.com