Guillermo David Palacin Bossa defendeu a dissertação “Sistematización del proceso para la gestión del riesgo empresarial en la pequeña empresa industrial de Brasil. Un estudio de caso” (foto: arquivo pessoal)

A dissertação desenvolvida pelo colombiano Guillermo David Palacin Bossa propõe medidas de tratamento e de sistematização do processo de gerenciamento de riscos de negócios na pequena empresa industrial do Brasil. A pesquisa ganha ainda mais destaque porque foi realizada por meio do acordo internacional entre a Universidade Autônoma de Sinaloa (México) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que proporciona a primeira dupla diplomação pelo convênio formado entre as instituições. O estudo foi apresentado no Programa de Mestrado Acadêmico em Administração (PPGA), da UFJF, e será defendida também na universidade de origem do acadêmico.

Para o pesquisador, os resultados indicam que a organização enfrenta, principalmente, riscos estratégicos e operacionais devido ao controle excessivo que os proprietários-gerentes têm sobre a empresa, além de outras ameaças financeiras e ambientais. O estudo também aponta que a organização está em um alto nível de exposição ao risco de negócios. “Portanto, foram propostas várias medidas de tratamento que envolvem padronização de processos de produção, contratação de pessoal, treinamento, definição de políticas de crédito, estratégias para recuperação de contas a receber e desenho de modelos de pontuação de crédito”, pontua.

Segundo Guillermo, as considerações metodológicas do estudo foram norteadas por uma abordagem qualitativa, com a estratégia de estudo de caso simples, pesquisas de campo, bibliográfica e documental. O acadêmico avalia que o gerenciamento de riscos de negócios em pequenas e médias empresas é um intangível necessário. Nesse contexto, a  formalização e a maturidade contribuem para a tomada de decisão apropriada e a conquista de objetivos estratégicos. No entanto, na opinião dele, na América Latina há uma escassez de pesquisas práticas nesses tipos de organizações, apesar de suas contribuições econômicas e sociais.

A professora orientadora, Heloísa Pinna Bernardo, destaca a relevância do estudo pelo fato de possuir uma aplicação prática imediata e porque o tema abordado é pouco explorado na literatura. Ela ressalta, ainda, que a pesquisa é importante, principalmente em uma cidade como Juiz de Fora, “onde existem diversas empresas de pequeno porte e que precisam de um olhar acadêmico sobre possibilidades de intervenção.” Além disso, Heloísa aponta que a participação da UFJF foi relevante, “pelo acadêmico ter cursado todas as disciplinas na nossa universidade enquanto estava aqui, o que resultou em intervenções no trabalho dele no sentido de um aprimoramento substancial em relação ao estudo de caso.”

Contatos:
Guillermo David Palácio Bossa (mestrando)
guiande95_2107@hotmail.com

Heloísa Pinna Bernardo (orientadora)
heloisa.bernardo@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Prof. Dra. Heloísa Pinna Bernardo – (Orientadora – UFJF)
Prof. Dra. Deyanira Bernal Domínguez – (Co-orientadora – Universidad Autónoma de Sinaloa)
Prof. Dr. Fábio Lotti Oliva – (USP)
Prof. Dr. Almir Ferreira de Sousa – (USP)

Outras informações: (32) 2102-3521 –Mestrado Acadêmico em Administração – PPGA