As aulas sobre as interações gravitacional e eletromagnética podem se tornar mais atrativas com o auxílio de jogos de RPG. É com essa proposta que o professor Gustavo da Silva Ferreira desenvolveu sua dissertação no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O pesquisador explica que a escolha do tema surgiu após uma atividade realizada em 2016, na qual foram abordadas as Leis de Newton a partir de um jogo de RPG. “Pensei em usar um jogo que fez parte da minha adolescência e que me fez desenvolver muito como aluno, me incentivou a ler e a me informar sobre vários coisas, que é o RPG.” Gustavo pontua que, como parte do trabalho da dissertação, fez uma atividade em sala de aula em que os estudantes interpretaram personagens com super habilidades relacionadas ao peso, à elasticidade e à força de atrito. “O principal objetivo foi fazer com que os alunos usassem as super habilidades dos personagens, para que evitassem acidentes (causados por um outro personagem) em um parque de diversões. Por meio dela, percebi que se envolveram na aula e também se divertiram”, ressalta.

Na opinião de Gustavo, a dissertação pode ajudar outros docentes em suas práticas, “uma vez que ela traz uma abordagem atual de conceitos que se fazem presentes no dia-a-dia das pessoas e pode promover o interesse dos alunos em querer aprender Física”. Para a professora orientadora, Diana Esther Tuyarot de Barci, “o próprio estudo, o fazer pesquisa, traz reflexão na ação, o professor pode trazer para o seu dia-a-dia a pesquisa para melhoria das suas aulas”. Segundo Diana, outro ponto relevante é a possibilidade de participação ativa dos alunos no processo de fazer e aprender. “Isso possibilita ensinar os tópicos de forma diferenciada”, conclui.

Contatos:
Gustavo da Silva Ferreira (mestrando)
gustavojfsee@gmail.com
Diana Esther Tuyarot de Barci (orientadora)
diana.tuyarot@ifsudestemg.edu.br

Banca examinadora:
Profa. Dra. Diana Esther Tuyarot de Barci (orientadora – IF-SUDESTE-MG – campus Juiz de Fora)
Prof. Dr. Paulo Henrique Dias Menezes (UFJF)
Prof. Dr. Nelson Studart Filho (UFABC)

Outras informações: (32) 2102 – 3322 – Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física