A Pró-Reitora de Gestão de Pessoas (Progepe) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu processo seletivo simplificado para a contratação de professores visitantes. As 14 vagas, previstas nas seleções de nº 9 a nº 22, são destinadas ao campus Juiz de Fora e estão regidas pelo Edital nº 154/2019

As vagas são distribuídas entre os programas de pós-graduação em Economia; Educação Física; Ambiente Construído; Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados; Ciências Farmacêuticas; Estudos Literários; Saúde Coletiva; Odontologia; Ciências Biológicas; Geografia; História; nos mestrados acadêmicos em Administração; Matemática e no Mestrado Profissional em Ensino de Física.

O candidato poderá se inscrever para concorrer a uma das vagas de professor visitante nacional ou professor visitante estrangeiro, em regime de contratação por tempo determinado e deverá atuar na melhoria da qualidade da pós-graduação, podendo ministrar aulas, orientar alunos, cooperar na elaboração de projetos de captação de recursos nas agências nacionais e internacionais, bem como na produção de artigos a serem submetidos a revistas de alto fator de impacto. Também deverá ser capaz de expandir as atividades de internacionalização, viabilizar o intercâmbio científico e tecnológico e a participação em redes de pesquisa, prioritariamente, internacionais. As áreas de atuação específicas para cada seleção constam do adendo, disponível neste link.

Inscrições

Para se inscrever, o candidato deverá acessar a página do processo seletivo entre as 12h do dia 29 de outubro e as 12h do dia 11 de novembro e preencher eletronicamente os campos do formulário, com os dados solicitados. As inscrições são gratuitas.

Podem se inscrever candidatos com título de doutor, que sejam docentes ou pesquisadores de reconhecida competência em sua área e que tenham produção científica relevante, preferencialmente nos últimos cinco anos. Caso não atenda aos requisitos de titulação e competência profissional, o candidato deverá ter reconhecido renome em sua área profissional, sendo avaliado pelo Comitê de Avaliação de Professor Visitante, designado pelo Conselho Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa.

O candidato estrangeiro que desejar se inscrever nos termos da titulação e competência nacional e não possuir o diploma de doutorado reconhecido e registrado por universidade brasileira deverá requerer, no momento da inscrição, a avaliação da equivalência do diploma estrangeiro de doutorado, que também será analisada pelo Comitê de Avaliação de Professor Visitante. Não serão admitidos professores aposentados da UFJF. 

Somente será permitida a submissão de inscrições com a apresentação de documentos pessoais, plano de trabalho e currículo em língua portuguesa ou inglesa. São reservadas duas vagas a pessoas com deficiência: uma no Mestrado Acadêmico em Administração e outra no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas. 

O contrato 

Os contratos de professor visitante nacional terão período mínimo de vigência de seis meses e serão de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva. Já os contratos de professor visitante estrangeiro terão período mínimo de vigência de um ano, também com 40 horas semanais de trabalho e dedicação exclusiva, sendo condicionados à autorização de residência do estrangeiro no território nacional, pela Secretaria de Trabalho do Ministério Economia, por meio de procedimento próprio a ser executado após sua convocação.

A contratação de professor visitante estrangeiro também ficará condicionada à contratação prévia, por parte do candidato, de seguro saúde que abranja responsabilidade por todas e quaisquer despesas médicas e/ou hospitalares do contratado e de seus dependentes, além de responsabilidade por eventual repatriação do contratado e de seus dependentes. 

A remuneração do professor visitante será estabelecida pelo Comitê de Avaliação de Professor Visitante, com base na qualificação e experiência do candidato a ser contratado, observada a correspondência com as faixas de remuneração do plano de carreiras e cargos do Magistério Federal, podendo se dar nas seguintes classes e níveis: classe C (adjunto) nível 1; classe D (associado) nível 1; e classe E (titular). 

Processo de seleção

Preliminarmente ao processo avaliativo, os requisitos de titulação e competência profissional ou o reconhecimento do renome na área profissional serão conferidos pelos membros da banca examinadora. Na hipótese de não estarem em conformidade com as exigências estabelecidas, o candidato será eliminado. O processo, em si, se dará por prova de títulos e de análise do plano de trabalho a ser desenvolvido. 

A avaliação da prova de títulos dos candidatos se dará conforme os critérios de pontuação estabelecidos por cada Conselho de Unidade, mediante resolução própria, disponível neste link. A prova tem caráter classificatório e eliminatório, devendo o candidato obter nota igual ou superior a 7 para ser considerado aprovado nesta etapa l, assim como a avaliação do plano de trabalho. 

Os resultados finais das seleções estão previstos para serem divulgados no dia 26 de novembro e serão exibidos na página do processo.

Confira a íntegra do Edital.

Outras informações: (32) 2102-3930 – Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe)