O Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) está com uma programação especial voltada para a literatura nestes dias 25, 26 e 27 de outubro. A sequência de eventos propõe explorar a escrita em diálogo com diversas artes, oferecendo ao público palestras, peça teatral, apresentação musical, visitas mediadas, sarau e muito mais.

Dia 25 (sexta-feira)

Visita temática à biblioteca “Murilo Mendes: tradição e memória”
Os visitantes poderão conhecer a Biblioteca do Mamm com mediação especial que apresenta a vida e a obra de Murilo Mendes através de seu acervo bibliográfico, que, além de edições raras, possui dedicatórias e cartas de grandes nomes da literatura nacional e estrangeira.

Feira Gráfica Mamm – 13h às 19h
Dezoito artistas comercializam seus trabalhos em uma feira no jardim interno do Mamm. A proposta é apresentar os trabalhos da nova safra de artistas da cidade através de zines, fotografias, desenhos e ilustrações e demais produções gráficas. As peças que não forem comercializadas integrarão uma mostra nos corredores do museu.

Palestra de Cláudio Fajardo “Publicações independentes: design editorial e expressão gráfica” – 15h
O professor Cláudio Fajardo, do Instituto de Artes Design da UFJF, fala como publicações de fora do circuito comercial guardam um conteúdo autoral acentuado e composições gráficas elaboradas, que exploram diferentes técnicas artísticas, como xilo, lito e fotogravura.

De acordo com Fajardo, essas produções de caráter artesanal são comercializadas pelos próprios autores, em pequenas tiragens, e resgatam o aspecto da materialidade e da singularidade para o mercado editorial, servindo, em alguns casos, de referência para a produção comercial em grande escala.

Lançamento de “O verbo e o verso: uma leitura de Tempo e Eternidade”, de Edson Munck – 19h
Fruto da dissertação de mestrado do autor, a publicação apresenta uma interpretação da obra Tempo e Eternidade, livro de poesias de Murilo Mendes, em coautoria com Jorge de Lima. A tese de Munck é que a faceta religiosa de Mendes não é um aspecto acidental, mas um elemento fundante de sua filosofia poética, em que a poesia é o elemento restaurador da realidade. O lançamento conta ainda com de declamação de poesia por Cássia Araújo e apresentação de dança dos bailarinos Nícolas Glanzmamm e Júlia Couto.

Dia 26 (sábado)

Matinada Poética – União Brasileira dos Trovadores – 9h30
A União Brasileira de Trovadores – Seção Juiz de Fora apresenta um sarau com apresentação de trovas e músicas, além de ensinar ao público a técnica trovadoresca, que animou a cultura popular brasileira.

Visita temática “A poética entre o ver e o ler – as obras de arte e o laboratório para a poesia” – 14h30
Ao visitar o Mamm no sábado, o público poderá conhecer o Laboratório de Conservação e Restauração de Pintura. Com uma mediação especial do restaurador Valtencir de Almeida, os visitantes conhecerão algumas obras do acervo do Mamm e aprenderão como a criação literária de Murilo Mendes buscava um diálogo com a imagem visual e se inspirava em grande parte nas obras de arte presentes em sua coleção.

Oficina “Histórias que encantam” – Contação de Histórias (Margareth Marinho) – 14h30
A premiada educadora Margareth Marinho faz uma contação de histórias para crianças e adultos no Mamm. O tema será o folclore brasileiro, explorando de maneira lúdica as peripécias do Saci. Além da contação, pais e crianças confeccionarão um saci de brinquedo.

Palestra “ Os trabalhos do escritor” e Peça “O lugar de cada um” (Cena Curta / Texto adaptado) – 16h
O escritor Raffael Gallo apresenta a palestra “Os trabalhos do escritor”. A proposta é conversar sobre o ofício da arte literária e como um escritor pode desenvolver estratégias para atrelar o sustento e a vocação. Escriturário de profissão, Gallo fala das alternativas que podem existir para seguir com a vida de escritor.

Gallo é um autor de 38 anos, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura com o romance “Rebentar” (Record, 2015) e vencedor do Prêmio Sesc de Literatura com o livro de contos “Réveillon e outros dias” (Record, 2012).

Após a conversa com o escritor, acontece a encenação do conto “O lugar de cada um”, de sua autoria. A história narra a desventura de um professor metódico que, ao entrar em um ônibus, de volta para a sua cidade natal, depara-se com um senhor em seu lugar.    Com apelo cômico, mas que mostra muito da natureza humana, o argumento foi adaptado para teatro pelo diretor Júlio César de Oliveira, que encenará o conto ao lado dos atores Marcus Amaral e Adryana Ryal.

Dia 27 (domingo)

Musicamamm – “Pé de letras”, com Luizinho Lopes, part. Ricardo Itaborahy – 16h
No domingo, ocorre o encerramento da programação com a apresentação musical de Luizinho Lopes, lançando seu álbum “Pé de letras”, com participação especial do pianista Ricardo Itaborahy. O trabalho é um espetáculo poético-musical com refinado encontro entre a música e a poesia, mesclando declamações e canções autorais de Luizinho Lopes e outras compostas em parcerias. Em seu novo trabalho, Luizinho explora letras como sinopses de filmes, com início, meio e fim, onde as palavras oxigenam a atmosfera musical, em um   compromisso permanente com a qualidade e a inventividade.

Uma Homenagem
Além da programação cultural, uma mostra na galeria Poliedro presta homenagem ao patrono Murilo Mendes. A exposição reúne frases, livros, fotos e imagens icônicas do escritor, servindo como uma antessala de apresentação para aqueles que ainda não conhecem o poeta brasileiro de Roma.

Outras informações: (32) 3229-9070 – Mamm