Da esquerda para a direita: Kapinga Cécile, esposa do mestrando, professor Luiz Fernando Medeiros de Carvalho, professora Fernanda Murad Machado (no vídeo), mestrando Patrick Kasonga Nkota e professora Enilce do Carmo Albergaria Rocha (foto: arquivo pessoal)

A raridade de pesquisas sobre literatura africana de língua francesa no meio acadêmico brasileiro motivou Patrick Kasonga Nkota a desenvolver sua dissertação no Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O acadêmico explica que a pesquisa dirige seu foco para a análise do romance “Verre Cassé”, de Alain Mabanckou,  por meio da reflexão sobre aspectos relacionados à oralidade e à intertextualidade. 

Patrick ressalta também a maneira como o autor estudado se apropria de textos citados. Segundo ele, o referencial teórico possibilitou refletir, analisar e dar ênfase à forma como Mabanckou elabora seu discurso para subverter a linguagem e colocar em pauta temas da atualidade, tais como a questão da identidade e da imigração dos africanos da diáspora. 

Patrick assinala, ainda, que observou que o livro estudado possui muitos intertextos. Além disso, avalia que a obra é trabalhada, tecida em sua totalidade por uma referência ou recorrência marcante a outros textos, que aparecem em forma de citações, referências e alusões. “Todas essas práticas intertextuais fazem do romance uma obra que desdobra as memórias de leitura de seu autor, revela os seus favoritos, as piscadelas feitas as suas amizades literárias e a suas influências.” 

Para o pesquisador, a escrita memorial “é uma questão, em última análise, da configuração de um imaginário e uma identidade que se inscrevem na perspectiva da abertura à alteridade.” Nesse contexto, conclui Patrick, “o romance Verre Cassé torna-se, por conseguinte, um espaço em que o escritor pensa seu ego e suas representações em termos de relações com os outros mesmo que sejam de outras culturas.”

Contato:
Patrick Kasonga Nkota – (mestrando)
 patkas2003@gmail.com

Banca examinadora:
Prof. Dra. Enilce do Carmo Albergaria Rocha – (Orientadora – UFJF)
Prof. Dr. Luiz Fernando Medeiros de Carvalho –  (UFJF)
Prof. Dra. Fernanda Murad Machado – (UFABC)

Outras Informações: (32) 2102-3118 Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários