Obra “Controle”, criada em 2011

Trinta obras da artista Maria Andréa Loyola estarão expostas a partir da próxima sexta-feira, dia 25, no Memorial da República Presidente Itamar Franco da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A exposição Dedeísmo, que reúne esculturas e colagens com objetos e materiais tridimensionais (assemblages), será aberta às 19h, com entrada gratuita.

Professora emérita do Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Maria Andréa Loyola também atuou como professora de Sociologia na École des Hautes Études en Sciences Sociales nos anos 1980 e 1990 e, desde 2000, é pesquisadora convidada do Centre d`Études, Recherche, Médecine, Maladies et Sciences Sociales (Cermes), ambos em Paris, onde passou a viver depois do exílio imposto pela Junta Militar que governou o país após o golpe de 1964. 

No entanto, ao longo de sua vida acadêmica, iniciada em Juiz de Fora (como professora de Sociologia e de Antropologia da UFJF), Maria Andréa nunca se afastou de Juiz de Fora e dos inúmeros amigos que construiu aqui. É por isso que, para ela, a exposição no Memorial é “uma espécie de volta à casa”. De fato, em dois momentos importantes, a vida de Maria Andréa se liga àquela de Itamar Franco. Em 1966, Maria Andréa participou da campanha de Itamar Franco para a Prefeitura de Juiz de Fora e, após a eleição deste, assumiu o cargo de chefia do gabinete da Prefeitura. 

“De Mao a piau II”, realizada em 2012

Mais tarde, no Governo do Presidente Itamar Franco (1992-1994), Maria Andréa Loyola assumiu a Presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes).  Por fim, em 2018, a artista recebeu das mãos de Murílio Hingel, ministro da Educação de Itamar,  a medalha Presidente Itamar Franco, condecoração concedida a personalidades que prestaram relevantes serviços à nação brasileira.

Hoje, Maria Andréa retorna à cidade para apresentar seu trabalho artístico, marcado, como salienta a historiadora da arte Vera Beatriz Siqueira, pela ligação entre as palavras e a política.

O Memorial da República Presidente Itamar Franco fica localizado na Rua Benjamin Constant 790, no Centro da cidade. 

Outras informações: (32)  3212-2078 (Memorial da República Presidente Itamar Franco-UFJF)

mrpitamarfranco@ufjf.edu.br

Instagram: @memorialitamarfranco

Facebook: facebook.com/mrpitamarfranco