Convidado é referência no campo da Música Popular Brasileira (Foto: Divulgação)

O Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe nesta quarta-feira, 23, o professor Ian Guest para compor o 9° Fórum de Compositores (FoCo). Guest é referência no campo de Música Popular Brasileira (MPB) e trabalhou com grandes nomes como Almir Chediak, Zélia Duncan e Leila Pinheiro. A atividade ocorre a partir das 14h, no prédio da unidade acadêmica. O evento é gratuito, aberto ao público e sem a necessidade de inscrição prévia.

O FoCo tem programação composta pela exibição do documentário “O imperfeccionista” de Marcello Nicolato, em que é apresentada a vida e a obra de Ian Guest, seguida por um debate sobre a obra e um laboratório de criação com o próprio convidado.

Segundo o professor do Departamento de Música, Luiz Castelões, o evento é uma possibilidade de unir a vivência acadêmica com o que acontece fora do campus universitário. “É importante conectar o mundo intramuros com tudo aquilo que acontece no campo da música fora da UFJF. O Ian é um ícone da MPB, já trabalhou com grandes nomes da área, e estará à disposição dos nossos alunos para um momento de aprendizado.”

Organizado pelo grupo de pesquisa Comus, e com apoio do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPGACL),o evento tem caráter flexível, informal e itinerante, reunindo a comunidade de compositores e compositoras da UFJF a convidados de outras áreas e instituições, para o livre debate de ideias.

Ian Guest

Ian Guest é bacharel em composição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Berklee College of Music, em Boston, nos Estados Unidos. Também é fundador do Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical (Cigam). Em 1987, no Rio, foi professor de Raphael Rabello, Almir Chediak, Zélia Duncan, Leila Pinheiro, Vittor Santos, Hélio Delmiro, Maurício Einhorn, Luiz Carlos Vinhas, Henrique Cazes, Maurício Carrilho, Maurício Tapajós e Mario Adnet, entre outros. Introduziu o Método Kodaly em várias cidades brasileiras. Além disso, ministrou cursos e oficinas pelo país, como no Conservatório Brasileiro de Música, na UFRJ e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Outras informações: (32) 2102-3350 – Instituto de Artes e Design (IAD)