3ª Mostra da Graduação movimentou o prédio da Reitoria na manhã desta quarta-feira, dia 22 (Foto: Alexandre Dornelas)

O prédio da Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi tomado pelo conhecimento na manhã desta terça-feira, dia 22. Estiveram expostos nos corredores os trabalhos realizados pelos Programa de Educação Tutorial (PET), Grupo de Educação Tutorial ( GET) e Projeto de Universalização da Oferta de Línguas Estrangeiras (PU) dos diferentes cursos da Universidade. As exposições fazem parte da III Mostra de Trabalhos de Graduação, promovida pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd). 

Ao todo, foram exibidas as produções realizadas por 18 grupos de GETS, PETS e PU da UFJF. Nos expositores foram apresentados trabalhos como o Ponte para as escolas, realizado pelo PET da Engenharia Civil. O projeto é uma iniciativa de levar os conhecimentos do curso para as escolas de ensino médio de Juiz de Fora, ampliando a visibilidade do curso entre os estudantes que ainda irão escolher qual carreira seguir na Universidade. 

De acordo com Caio de Castro, membro do PET Civil, a ideia é “aumentar as perspectivas do estudantes em relação a sala de aula. É um projeto que, juntamente com os outros trabalhos que realizamos, amplia o conhecimento que a Universidade gera.”

Para o pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorim, a III Mostra da Graduação é importante porque ajuda a dar visibilidade a uma série de trabalhos que são desenvolvidos por vários cursos da instituição. “A novidade desta edição é que trouxe a possibilidade de termos apresentação das experiências de treinamento e monitorias profissionais por meio de vídeo que são publicizados pelo Youtube, possibilitando que tanto a comunidade acadêmica como qualquer pessoa possam ter acesso.”

O pró-reitor adiantou, ainda, que a mostra é uma forma de avaliação das ações dos programas de graduação e de prestação de contas à comunidade acadêmica e à sociedade. Referindo-se aos PETs, GETs e PU, ressaltou que eles têm um grande diferencial, pois nas suas atividades aliam ensino, pesquisa e extensão, desenvolvendo  muitos produtos e processos e uma série de inovações nas suas respectivas áreas. “Além do Projeto de Universalização de Línguas, que mostra como que a UFJF traz para sua comunidade interna acesso a diferentes línguas, inclusive Letras Libras, dentro do campus. O Projeto de Universalização é um sucesso nesse campo de promover a universalização da língua e junto dela a internacionalização da instituição.”

Compartilhamento

Além de ser um espaço de exposição para a comunidade externa, a Mostra de Graduação é também uma oportunidade para que os grupos de pesquisa tenham um contato entre si. Para Álvaro Macedo, do PET Jornalismo e Rádio, TV e Internet, a possibilidade de intercâmbio de projetos torna as exposições mais interessantes para quem expõe e também para quem visita. “Esse tipo de mostra permite que a gente saia um pouco de cada instituição e exibir para o resto do público da Universidade que o PET está presente. É uma oportunidade para que nós tenhamos uma relação mais presente e fortalecida com as produções que os demais grupos da UFJF realizam.” 

Para Júlia de Morais, do GET Medicina Veterinária, os projetos de educação tutorial são um estímulo para a construção da carreira profissional dos alunos. “Como a medicina veterinária é um curso novo aqui na UFJF, precisamos de todos os incentivos que a Universidade nos oferece para dar visibilidade para o nosso curso. Os PETS e GETS, além de nos auxiliarem com esta questão, são também uma grande ajuda para a nossa vida profissional, já que temos contatos com diversas áreas de conhecimento que ajudam a construir o nosso aprendizado.” 

Além das apresentações dos trabalhos dos grupos PET, GET e PU, a III Mostra de Graduação conta ainda com a participação dos grupos de Treinamento Profissional e Monitoria por meio da realização de vídeos. As inscrições para as produções audiovisuais podem ser feitas pelos grupos até esta quarta-feira, dia 23. 

Outras informações: (32) 2102-3975 (Pró-reitoria de Graduação)