Palestra de abertura foi ministrada pela coordenadora do curso de Nutrição de GV, Angélica Cotta (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

Coordenadores dos cursos de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) tiveram a oportunidade de participar, nesta segunda-feira, 21, de mais uma edição do Seminário de Avaliação Institucional, promovido pela Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi) da UFJF.

A palestra de abertura do evento foi ministrada pela coordenadora do curso de Nutrição do campus avançado de Governador Valadares, Angélica Cotta, que falou sobre “Avaliação de curso: possibilidades e desafios”.

Segundo a palestrante, são vários os benefícios de se investigar a estrutura dos currículos de cada curso. “Um dos principais é a possibilidade de a formação de um profissional ser cada vez mais ajustada à necessidade do mercado de trabalho e à necessidade do que a sociedade, como um todo, espera daquele profissional. O segundo, é para que a formação deste profissional tenha cada vez mais qualidade e que isso reflita em números positivos, institucionalmente”, pondera.

O seminário serviu para apresentar às coordenações dos cursos de graduação da Universidade os instrumentos de avaliação para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos.

Após a palestra de abertura, a Diretoria de Avaliação Institucional promoveu uma oficina sobre o marco regulátório da avaliação de cursos de graduação, em vigor desde 2017. “Esperamos ter contribuído para o aprimoramento de aspectos acadêmicos e da gestão dos cursos de graduação da UFJF”, afirma a diretora de Avaliação Institucional da Universidade, Michèle Farage, ao comentar que os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os indicadores adotados pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade dos cursos.

Outras informações: (32) 2102-3915 – Diretoria de Avaliação Institucional