Poderão ser usadas imagens capturadas por câmeras ou celulares (Foto: Caique Cahon)

A terceira edição da Mostra da Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) encerra período de inscrição nesta quarta-feira, dia 23. A iniciativa visa a dar visibilidade aos Programas de Treinamento Profissional e Monitoria, por meio da realização e exposição de vídeos. Podem participar da mostra os projetos dos Editais 2018 e 2019 de Treinamento Profissional Acadêmico (TPA) e Gestão (TPG), além da Monitoria. Os interessados devem fazer a inscrição preenchendo este formulário eletrônico.

O responsável pelo projeto deverá, antes de preencher o formulário, preparar um vídeo e um resumo contendo os objetivos e as atividades realizadas, enfatizando a sua importância para a formação acadêmica e profissional dos estudantes. Já o resumo deverá conter o título do projeto e descrever as principais ações em até 150 palavras (sem contar o título), e também destacar a contribuição para a formação dos discentes.

No dia 22 de outubro, ocorrerá, das 8h às 12h, a mostra dos trabalhos de Educação Tutorial (grupos PET e GET) e, também, a apresentação do Programa de Universalização de Línguas Estrangeiras (PU). Os eventos acontecerão no corredor das pró-reitorias, no prédio da reitoria. Não haverá evento físico para a exposição dos vídeos dos projetos de TPA, TPG e Monitoria; os vídeos ficarão disponíveis apenas no YouTube.

Tutorial para o vídeo

O vídeo deve ter duração de dois a cinco minutos e poderá ser estruturado de maneira a atender melhor a natureza de cada projeto, conforme decidido entre orientadores e estudantes, desde que seguindo os requisitos básicos de identificação (título do projeto, orientadores e participantes), comunicabilidade (transmitir de forma clara a essência do trabalho desenvolvido) e objetivos e atividades desenvolvidas, além dos impactos para a formação dos alunos. É obrigatória a inserção de legendas. Um tutorial para a inserção de legendas no vídeo pode ser conferido neste link.

Ferramentas para a criação do vídeo

Poderão ser usadas imagens capturadas por câmeras ou celulares. Para gravação de áudio, é sugerido o programa Audacity, uma plataforma gratuita e compatível com os sistemas operacionais Windows, Linux e Mac. Clique aqui para fazer o download. Caso seja necessário capturar imagem e áudio da tela do computador, a sugestão é o programa OBS (Open Broadcaster Software), também gratuito e compatível com os sistemas operacionais Windows, Linux e Mac. Clique aqui para baixar. A ferramenta de edição do vídeo poderá ser escolhida pela equipe do projeto. Algumas opções são os programas Movie Maker, OpenShot e Shotcut.

Publicação do vídeo

O vídeo deve ser publicado no YouTube, em modo público, com o título padrão: III Mostra de Graduação UFJF – 2019 – “Título do projeto” e seu link deve ser adicionado ao formulário de inscrição.

Outras informações: (32) 2102-3975 (Pró-reitoria de Graduação)