“Usos públicos da História e a construção da memória popular: disputa, narrativa e resistência em tempos sombrios” é o tema principal da 35ª Semana de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A Semana ocorre entre os dias 21 e 25 de outubro, no Instituto de Ciências Humanas (ICH). Os interessados podem se inscrever presencialmente no evento, sendo as inscrições sujeitas à lotação do espaço.

Estão programados para a semana exibição de filmes, minicursos, palestras, oficinas, comunicações orais entre outras atividades, que serão ministradas por professores e pesquisadores convidados. Temas como “Usos da história pública e a construção da memória popular”; “As disputas de narrativas nos movimentos sociais”; “Um passado traumático ainda latente: reflexões sobre tortura, memória e esquecimento”, serão debatidos no evento.

Para a organizadora, Isabel Vargas, o tema discute o uso da narrativa histórica, abrangendo a memória e a forma como estamos vivendo o presente. “Consideramos a temática muito relevante, levando em consideração o atual cenário e as várias contradições contidas na Universidade. Por isso, o tema abrange tanto a vida acadêmica como também o uso público da história.”

O evento é destinado a toda a comunidade acadêmica. A participação confere certificado. O valor da taxa de inscrição é de R$ 40; para os alunos que recebem apoio estudantil, o valor é R$ 30. Confira a programação completa.

Outras Informações: Semana de História da UFJF
semanahistoriaufjf@hotmail.com

Chegando ao último dia da semana, 25 (sexta-feira), a programação fica assim:A parte da manhã, mais uma vez, fica…

Publicado por Semana de História da UFJF em Quinta-feira, 17 de outubro de 2019