A formação inicial e continuada de professores muitas vezes não lhes prepararam adequadamente para a atividade diária com as Tecnologias da Informação e da Comunicação, conhecidas como as TICs. Essa é uma das principais análises da dissertação do professor Francisco Gerbson de Oliveira, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Como resultado do trabalho, ainda foi formulado um plano de ação educacional que pode contribuir com os processos didáticos e pedagógicos de escolas em contextos variados.

A pesquisa foi realizada na escola pública Professora Lídia Carneiro de Barros, em Amontada (CE). Francisco fez pesquisa documental, análise de planos de aula, entrevistas com o diretor e ex-coordenador da escola, bem como aplicou questionário de forma física e virtual para 21 professores e 89 alunos da 3ª série do ensino médio.

Apesar da constatação de que grande parte dos docentes não utilizam essas tecnologias como ferramentas didáticas, o professor considera que o trabalho possibilitou compreender esse fenômeno, facilitou o entendimento da visão dos docentes e discentes sobre o uso desses recursos pedagógicos e colaborou para que fossem propostas ações exequíveis.

“O estudo e o plano de ação educacional serão importantes para outras escolas, já que o mesmo tem a possibilidade de flexibilização e adaptação a diversas realidades”, comenta o pesquisador. Para a orientadora da dissertação, professora Liamara Scortegagna, “é sempre importante a busca contínua de soluções para que as escolas possam oferecer ensino inovador e o uso das TICs propícia esta ação”.

Contatos:
Francisco Gerbson de Oliveira
franciscoo.mestrado@caed.ufjf.br e gerbsonespanhol@gmail.com

Liamara Scortegagna
liamara@ice.ufjf.br

Banca examinadora:
Prof.(a) Dr.(a) Liamara Scortegagna – (Orientadora – UFJF)
Prof.(a) Dr.(a) Maria Isabel da Silva Azevedo Alvim – (UFJF)
Prof.(a) Dr.(a) Maria Célia da Silva Gonçalves – (FINOM)

Outras informações: 0800 7273 141 ou mestrado@caed.ufjf.br –  Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública