Exame acontece nos dias 3 e 10 de novembro (Foto: Caique Cahon/UFJF)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta quarta-feira, 16, os cartões de confirmação de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Com ele, além de outras informações, os estudantes têm acesso ao local onde farão o Exame, que neste ano será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro.

O Cartão pode ser consultado na Página do Participante, ou pelo aplicativo do Enem, disponível nas plataformas Apple Store e Google Play. Para acessar o Cartão, o participante precisa informar a senha cadastrada na hora da inscrição no Enem 2019. O Inep divulgou um vídeo orientando aqueles que perderam a senha sobre como recuperá-la.

Nos dias de prova, a dica para os estudantes é chegar no local com antecedência. Os portões abrem às 12h, pelo horário oficial de Brasília, e são fechados às 13h. Os estudantes podem conferir, no Cartão, o número da sala; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição; e o tipo de atendimento específico e especializado com recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados.

Declaração de Comparecimento
Além do cartão, o Inep ainda disponibilizou a Declaração de Comparecimento do primeiro dia do Exame, que deve ser levada no dia 3 de novembro. A declaração do segundo dia estará disponível a partir do dia 4 de novembro e deve ser usada no dia 10. Essa declaração precisa ser impressa e levada para a prova, quando será assinada pelo coordenador de local.

Ingresso na UFJF
A nota no Enem é utilizada para o ingresso na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e demais instituições de ensino superior público por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No caso da UFJF, parte das vagas é destinada ao Sisu e as demais são para ingresso por meio do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). A exceção são os cursos de Música, nos quais os candidatos devem participar de vestibular com prova de habilidade específica. Os estudantes podem ainda concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O Enem 2019 será realizado em 1.727 municípios brasileiros. Cerca de 5,1 milhões de estudantes estão inscritos.

Outras informações:
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)