O videogame como meio terapêutico para jovens com paralisia cerebral foi o objeto de estudo de uma dissertação realizada no Mestrado em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico Funcional, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Elisa de Jesus Valenzuela utilizou o “Nintendo Wii” como prática de intervenção intensiva em quatro adolescentes na faixa-etária entre 15 e 18 anos. Com o auxílio da tecnologia, ela analisou os resultados na marcha, no equilíbrio, na resistência muscular e na mobilidade do grupo.

As análises levaram em consideração os contextos de antes, durante e depois do tratamento com o uso do game, por duas semanas consecutivas (de segunda a sábado) e com duração de 90 minutos de intervenção por dia. Os pacientes que participaram do estudo andam sem dispositivos auxiliares, considerados funcionalmente leves de acordo com o Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS nível II). A pesquisadora revela que três dos quatro participantes apresentaram melhoras em todos os itens avaliados após o protocolo.

Segundo Elisa, a intervenção com videogames tem sido muito utilizada como protocolo em diferentes condições de saúde. Ela ressalta que o estudo é importante devido às poucas iniciativas que avaliam os efeitos destes mecanismos em jovens nestas condições de saúde, aplicando-os de forma intensiva. “Os adolescentes com paralisia cerebral estão há anos realizando intervenções fisioterapêuticas convencionais e, muitas das vezes, essa população abandona o tratamento indo em busca de outras atividades por estarem saturadas do mesmo tipo de abordagem, ou recebem alta do serviço de fisioterapia e tornam-se sedentários. Assim, é muito gratificante poder avaliar no meio acadêmico se um novo tipo de recurso traz realmente benefícios na funcionalidade desses adolescentes, de maneira prazerosa e satisfatória”.

A professora orientadora, Paula Silva de Carvalho Chagas, reafirma o sucesso do trabalho e salienta que o estudo é relevante para o meio acadêmico e para a sociedade: “os resultados foram significativos em diferentes domínios da funcionalidade de forma individualizada, de acordo com as características de cada participante, sendo assim, o uso do videogame se mostrou uma alternativa terapêutica de forma lúdica, que permite a reabilitação motora e viável para se obter ganhos na funcionalidade nos adolescentes com paralisia cerebral”.

A orientadora também destaca a apresentação de parte dos resultados da dissertação na “Combined 73rd AACPDM Annual and 2nd IAACD Triannual Meetingem” em Anaheim, Califórnia nos EUA, entre os dias 18 e 21 de setembro de 2019. Segundo ela, a oportunidade de ser financiada por um evento internacional dessa magnitude em épocas de tantos cortes na ciência, renova as forças de jovens pesquisadores.

Contatos:
Elisa de Jesus Valenzuela – Mestranda
elisajvalenzuela@yahoo.com.br

Paula Silva de Carvalho Chagas – Orientadora
paula.chagas@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Profa Dra Paula Silva de Carvalho Chagas – Orientadora (UFJF)
Profa Dra Jaqueline da Silva Frônio – Co-orientadora (UFJF)
Profa. Dra. Claudia Helena Cerqueira Mármora (UFJF)
Profa. Dra. Kennea Martins Almeida Ayupe (UNB – Brasilia)

Outras informações: (32)2102 – 3256 – Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico-Funcional