Obra de Rubem Grilo confeccionada em papel de arroz (Foto: Julia Ugelli)

Celebrando um laço fraterno e frutífero de 20 anos, o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com a mostra “Grafia e Múltiplos – ‘Os Amigos da Gravura’” em cartaz na galeria Convergência. A exposição reúne 45 obras, em diferentes técnicas da gravura e múltiplos, dos mais importantes artistas contemporâneos do gênero no Brasil. A entrada é franca.

As obras em exibição pertencem ao acervo do Mamm e chegaram a Juiz de Fora como doação dos Museus Castro Maya do Rio de Janeiro. Na lista de artistas, estão nomes como Tomie Ohtake, Lygia Pape, Beatriz Milhazes Rubens Gerchman, Fayga Ostrower, Nelson Leirner, Daniel Senise entre muitos outros. 

 Além de apresentar os trabalhos, a exposição traz algumas matrizes de obras em exposição, ressaltando as diferentes técnicas de impressão, e explicando a contribuição da técnica para democratização da arte, uma vez que a gravura permitiu que uma mesma obra pudesse ser produzida em série e fosse distribuída. 

“A História do Cinema” de Rubens Gerchman (Foto: Julia Ugelli)

A iniciativa “Os Amigos da Gravura” foi idealizada pelo filantropo Raymundo de Castro Maya em 1925. O projeto iniciou-se como uma sociedade que selecionava e convidava importantes nomes da arte para produção de gravuras, distribuídas entre sócios e instituições interessados. Em 1992, cerca de 70 anos depois, os Museus Castro Maya, que são parte do legado do mecenas,  retomaram a iniciativa de seu patrono, expondo anualmente obras de diversos artistas plásticos brasileiros, como incentivo à produção nacional. 

Desde 1999, o Mamm recebe essas obras e enriquece seu acervo de arte contemporânea. Esta é a primeira vez que todas as obras do projeto serão expostas juntas. As visitações a mostra ocorrem de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. A exposição vai até janeiro de 2020.  

O Mamm fica localizado na Rua Benjamin Constant 790, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3229-9070 (Mamm-UFJF)