Os desafios e a construção da noção de que a formação de professores é algo indispensável ao desenvolvimento da vida em sociedade: esses são os assuntos que norteiam a discussão do segundo episódio do Encontros A3, o podcast da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Vinculado à Revista A3, de jornalismo científico e cultural, o programa quinzenal traz pesquisadores da Universidade para discutir temas atuais e de interesse público. Além do Spotify, o podcast está disponível em diversas plataformas para Android e iOS (clique para conferir todas em funcionamento).

No episódio lançado às vésperas do Dia do Professor, o debate aborda a educação e o trabalho de docentes, citando desdobramentos tanto dentro quanto fora das salas de aula. Um dos convidados do programa, o pesquisador Fernando Tavares – vinculado aos programas de pós-graduação em Ciências Sociais e em Gestão e Avaliação da Educação Pública – conversou sobre o Plano Nacional de Educação e sobre como ações feitas nas escolas, além de serem influenciadas por condições externas, também afetam diretamente o desenvolvimento social além dos muros dos colégios.

A pesquisadora Fernanda Bassoli, atuante como professora no Colégio de Aplicação João XXIII, também é uma das convidadas do episódio. Coordenadora do projeto de extensão e do grupo de pesquisa Ciensinar, Bassoli explicou o que seria o processo de formação de professores – ou, como ela prefere chamar, de transformação. As necessidades e as dificuldades que os docentes enfrentam na aplicação de conteúdos práticos, além da humanização da ciência por meio do ensino em escolas, também são tópicos abordados pela professora.

Ouça usando o seu aplicativo de preferência: Spotify | Apple Podcasts | Google Podcasts | AnchorCastbox | Podcast AddictBreaker | Pocket Casts | Radio Public | Feed RSS

Ficha técnica do episódio
Edição: Laís Cerqueira