Integrantes das Eficiência Jr., da Efinove, e o professor Toledo. (Foto: Gabriella Ramos)

Inovação tem sido palavra-chave no cotidiano de empresas das mais diversas áreas. Com a crescente demanda por tecnologia, profissionais se reinventam para acompanhar o desenvolvimento do mercado. Nesse sentido, estudantes do Departamento de Educação Física da UFJF-GV apresentaram, nesta quinta (10), a Eficiência Jr., primeira empresa júnior do curso, e a startup Efinove, ambas formadas por discentes. Na ocasião, foi lançado, também, o livro “Esporte 4.0, uma realidade na era digital”, dos docentes Heglison Toledo e Maurício Bara Filho.

Professor Heglison Toledo apresenta livro em evento. (Foto: Gabriella Ramos)

Os lançamentos desta tarde são motivo de orgulho para Toledo, apoiador na criação da Eficiência Jr. e professor da disciplina Empreendedorismo e Marketing, que motivou a criação da startup Efinove. “Enquanto professor, meu papel é estimular para que os estudantes produzam sempre mais. Acredito no aprender agindo; os estudantes vão aprender na prática. A empresa júnior permite experimentar as dificuldades e as oportunidades de crescimento que uma empresa vai promover, e no mesmo sentido vem a Efinove, para somar esforços e já integrar o aluno em formação nessa nova era tecnológica, buscando a inovação e novos projetos para desenvolver a área da Educação Física”, comentou.

Obra aborda a relação entre tecnologia e esporte

Livro foi escrito em parceria com professor do campus sede. (Foto: Gabriella Ramos)

O conceito do livro surgiu a partir do pós-doutorado em Educação Física do docente Heglison Toledo, em Juiz de Fora. O professor explicou a relação entre o esporte e a nova era tecnológica em desenvolvimento: “Abordamos o conceito do Esporte 4.0, fruto do desenvolvimento da Indústria 4.0”. Segundo ele, há uma nova tendência da atividade física vinculada a aplicativos, tecnologia, internet, inteligência artificial, “e todas essas ferramentas são aplicadas no esporte”. O livro trata as mudanças no contexto esportivo e aborda, também, o esporte eletrônico, na perspectiva do esporte na formação do profissional.

Eficiência Jr. inicia trabalhos de gestão, assessoria e consultoria

Sylvania apresenta a Eficiência Jr. (Foto: Gabriella Ramos)

Formada por cerca de dez estudantes do Departamento de Educação Física, a Eficiência Jr. surgiu da iniciativa conjunta entre discentes e professores do curso. Segundo a estudante do 8º período do curso e bacharel em Direito, Sylvania Alves, a ideia nasceu do desejo de conciliar os esportes e o contexto judicial. “Tinha o desejo de implantar a prática esportiva dentro da unidade prisional, então apresentei a intenção ao professor Heglison e desenvolvemos as ideias”, explicou a presidente da Eficiência Jr.

Emocionada ao apresentar a empresa durante o evento, Sylvania comparou o lançamento da iniciativa ao nascimento de um filho. “Foram muitos meses pensando esse projeto, contando com o apoio de professores e colaboradores. Hoje é um dia muito importante”. Serão prestados serviços como gestão esportiva, assessoria e consultoria esportiva. “Faremos gestão do esporte, consultoria em academias e personais de educação física”, finalizou.

Efinove integra comunicação, marketing e esportes

Ary apresenta a startup Efinove. (Foto: Gabriella Ramos)

Resultado dos trabalhos desenvolvidos durante a disciplina de Empreendedorismo e Marketing, a Efinove carrega a responsabilidade de ser a primeira startup de Governador Valadares a promover um canal de comunicação relacionado à prática de esportes. A iniciativa reúne estudantes do curso de Educação Física e se propõe a favorecer a comunicação e a troca de informações no contexto esportivo.

Ary Correira, diretor-geral da Efinove, explicou como surgiu a ideia da empresa: “A disciplina nos motivou a pensar fora da caixa. A partir disso, começamos a pesquisar quais nichos da Educação Física não eram preenchidos, e percebemos que não havia um canal de comunicação relacionado somente à área no nosso estado”.

Ainda segundo o estudante do 7º período, a startup é pautada na gestão de resultados. “Trabalhamos por gestão de resultados, temos departamentos de Eventos, Marketing, Produtos e Serviços. A ideia é facilitar processos, participar de eventos, e prestar serviços em relação a Marketing e Mídia com os cursos da Saúde”.

Clique aqui e confira mais fotos do evento.