Os interessados em conhecer os caminhos para a profissão do estomatologista, podem se inscrever gratuitamente para o I Seminário de Estomatologia, que acontece no auditório da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), nesta quinta-feira, dia 10, a partir das 17h30.

A iniciativa é promovida pela Liga Acadêmica de Prevenção ao Câncer de Boca (Lapcab) e conta com profissionais de Odontologia, como o professor do Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UniFagoc), Braz Campos Durso, e a doutoranda da Universidade de São Paulo (USP), Letícia Drumond, que abordam o panorama geral da especialidade e o mercado de trabalho.

O presidente da Lapcab, Yuri Medeiros destaca a importância do seminário para a formação dos futuros profissionais de Odontologia: “É um tema pouco explorado durante a graduação, mas com enorme relevância para nossa formação. No evento vamos discutir quais caminhos podem ser seguidos pelo estomatologia, como é o mercado de trabalho, formação acadêmica e principais obstáculos enfrentados pelo profissional”. São 120 vagas e o seminário confere certificado de participação.

Lapcab

A Liga Acadêmica de Prevenção ao Câncer de Boca não possui fins lucrativos e foi fundada no dia 7 de maio de 2010, sendo a primeira Liga oriunda da Faculdade de Odontologia da UFJF. É desenvolvida por um grupo de dez estudantes, com presença de um tutor (Eduardo Vilela)  e duas professoras convidadas (Leticia Drumond e Paula Chandretti).

O papel dos professores é envolver e estimular os alunos do curso de graduação em Odontologia a aprofundar os conhecimentos técnico-científicos relacionados à prevenção do câncer de boca, detecção precoce, autoexame da cavidade bucal e estomato-patologia, além de desenvolver cursos, seminários e discussões de casos referentes ao câncer de boca.

O objetivo principal da Liga é instruir o público-alvo quanto a importância da prevenção e, ainda, expandir os conhecimentos na área para a comunidade acadêmica. O projeto conta com atendimento ambulatorial todas as segundas-feiras, por meio do projeto de extensão “Serviço de Estomatologia: Diagnóstico e Tratamento”, que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões malignas, pré-malignas e benignas, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida e no prognóstico de pacientes da macrorregião de Juiz de Fora. Representa, ainda, um movimento acadêmico científico que atua nas áreas de Pesquisa, Ensino e Extensão, tendo como enfoque principal a comunidade.

Outras informações: lapcabufjf@gmail.com