Da esquerda para a direita: professora Moema Falci Loures, mestranda Patrícia Caetano Gattás Bara, professora Juliana Simili de Oliveira e professor José Gustavo Francis Abdalla (foto: arquivo pessoal)

Um estudo realizado no Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), avaliou a qualidade de ambientação das salas de tratamento de hemodiálise de três diferentes clínicas da cidade. Nesse contexto, a acadêmica Patrícia Caetano Gattás Bara considerou o design, a arquitetura desses ambientes e a opinião de 281 pacientes em tratamento.

A pesquisadora esclarece que inicialmente obteve informações dos pacientes por meio de questionários e depois fez entrevistas com integrantes das equipes das clínicas. Entre as observações mais relevantes, Patrícia ressalta a má disposição de poltronas, incidência de luz solar sobre os pacientes, temperatura do ambiente inadequada e falta de avaliação ergonômica da pessoa atendida.  No cenário de aumento de demanda para o tratamento da doença renal crônica, ela pontua o desafio de melhorias na qualidade de infraestrutura.

Outra questão considerada importante, foi a avaliação do comportamento dos pacientes nas salas que revelou uma busca pelo “conforto mental”. Segundo Patrícia, “uns levam objetos pessoais, outros posicionam as cadeiras de forma que aumente a proximidade entre as pessoas com quem desejam se relacionar”.

O professor orientador, José Gustavo Francis Abdalla, menciona a relevância da pesquisa para preencher uma  “lacuna de investigação e análise na área da arquitetura e urbanismo, e, também, se estende para outros segmentos como a área da saúde, a psicologia e a assistência social”.

Contatos
Patrícia Caetano Gattás Bara
gbara@terra.com.br

Banca examinadora:
Prof. Dr. José Gustavo Francis Abdalla (orientador – FAU/PROAC/UFJF)
prof. Drª. Juliana Simili de Oliveira (coorientadora – UFJF)
Prof. Dr. Klaus Chaves Alberto (FAU/PROAC/UFJF)
Prof. Drª. Moema Falci Loures (Arquitetura/PUC-RIO)

 Outras informações: (32) 2102-6465 – Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído