Evento contou com os professores Marcelo Camurça, da UFJF, e de Fernando Altmeyer, da PUC (Foto: Rodrigo Milanni)

Percursos históricos da religião, movimentos messiânicos brasileiros e personagens religiosos que lutaram contra a ditadura foram assuntos discutidos, nesta quarta-feira, 9, na palestra Religião, Democracia e Direitos Humanos do IV Congresso Nacional de Ciência da Religião (Conacir). O evento contou com os professores Fernando Altmeyer da PUC de São Paulo, e Marcelo Camurça, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Durante a palestra, o professor Marcelo Camurça analisou a forma como a religião se relaciona com o Estado laico, no qual o regimento se dá por meio da cidadania, dos direitos e deveres. “A religião nunca deixou de sair, primeiro com o catolicismo, depois com os evangélicos, do cenário público. Isso ocorre porque somos um povo religioso. Essas lideranças religiosas reivindicaram o direito de opinar sobre políticas de saúde, de educação e ciência. Assim como defender seus requerimentos.”

Fernando Altmeyer discutiu a democracia, religião e os direitos humanos, atrelando a relação entre os conceitos à atual conjuntura, por meio de aspectos históricos, religiosos e políticos. “Nós precisamos, como antigamente, de personagens audazes, capazes de se pronunciar sobre as questões que ninguém tem coragem de falar, além de defender os corpos torturados, as vidas machucadas e, também defender as minorias.”

O aluno do curso de Ciência da Religião, Clério Ferreira, destacou a importância do tema como um meio de discutir a política. “Quando se fala de religião, as pessoas não entendem qual é a amplitude do assunto. Na religião, estudamos a política e a sociedade e isso serve, não só para entender suas manifestações, como também os quadros históricos nos quais se inserem.”

IV Congresso Nacional de Ciência da Religião

A programação inclui palestras, minicursos, conferências e grupos de trabalho (GTs), nos quais são promovidas reflexões sobre o desafio de conceber a conciliação entre religião e política em um panorama social marcado por lideranças religiosas no parlamento brasileiro. Os eventos seguem até esta quinta-feira, 10.

Outras informações: Facebook do Conacir ou Site do evento, ou pelo e-mail: ivconacir.2019@gmail.com