2º Ermecs acontece de 15 a 17 de outubro, no ICH e na Faced (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Fortalecer o campo de estudos e pesquisas na área é um dos objetivos do 2º Encontro Regional Mineiro de Ensino de Ciências Sociais (Ermecs), de 15 a 17 de outubro, no Instituto de Ciências Humanas (ICH) e na Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O Encontro é voltado para professores da Educação Básica que trabalham com o ensino de Ciências Sociais, e para alunos, pesquisadores e profissionais que têm interesse a área. As inscrições são gratuitas e feitas on-line.

O evento conta com mesas redondas temáticas, com diferentes questões relacionadas ao ensino das Ciências Sociais; e cines debates, tendo como debatedores professores que atuam nas escolas, dando aulas de sociologia.  Também estão programadas oficinas para que professores e estudantes possam desenvolver e aprimorar metodologias de ensino.

Segundo a professora e organizadora do Ermecs, Katiuscia Antunes, o Encontro é um importante espaço para discussão, além de ser uma oportunidade de atualização para os professores sobre o ensino da Sociologia. “Estamos no momento em que a presença da Sociologia na escola básica está ameaçada pela reforma do ensino médio e pela Base Nacional Curricular Comum. Então o encontro é uma forma de ressaltarmos a importância da presença do debate dentro das escolas e fundamentalmente para incentivar a formação continuada dos professores.”

O Ermecs é realizado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFJF, em parceria com o Grupo de Pesquisa, Extensão e Ensino de Sociologia (Grupees). A participação confere certificado.

Grupo de Pesquisa, Extensão e Ensino de Sociologia (Grupees)