Imagine um sobretudo que se transforma em camisa, com mangas dupla face que podem ser utilizadas em dois lados. E ainda com a possibilidade da parte de baixo da peça ser removível e se transformar em mochila. Ao desenvolver esta modelagem, as estudantes dos curso de Moda da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Eliza Dias Möller e Ana Luiza Franco de Moura Monteiro, orientadas pela professora Débora Pinguello Morgado, ficaram em terceiro lugar no 15º Colóquio de Moda, realizado em Porto Alegre (RS). 

Eliza Möller e Ana Luiza Monteiro receberam o prêmio, em Porto Alegre, ao lado da orientadora Débora Morgado (Foto: Arquivo pessoal Débora Morgado)

O concurso é promovido anualmente pela Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem). Com o tema “A modelagem do vestuário para pessoas que carregam o seu mundo nas costas”, a edição deste ano propôs um novo olhar para pessoas em situação de rua. A iniciativa buscou refletir a situação e gerar uma onda de união, compreensão, amor e solidariedade, onde a moda seria uma geradora de empatia e criadora de soluções para pessoas em vulnerabilidade social e econômica.

Uma das estudantes premiadas, Eliza Möller, faz um balanço positivo sobre o evento, considerando que a premiação foi remodelada para atender Organizações não-governamentais (Ongs), neste caso, o Centro Social de Rua, da cidade de Porto Alegre. “O projeto trazia muitas especificações, mas nos chamou a atenção por ter uma causa social. Nossas roupas foram desfiladas no final de setembro pelos moradores de rua. Além disso, as modelagens vencedoras ficam em um banco de dados, onde toda e qualquer pessoa pode reproduzi-las.”

O trabalho realizado representa uma realização para a outra premiada, Ana Luiza Monteiro. Ela afirma que a proposta deste ano as comoveu e incentivou a inscrição na premiação. “Mais do que receber o prêmio, ficamos intensamente felizes ao vermos as roupas serem distribuídas aos moradores de rua. O fato de ter um retorno social e poder ajudar pessoas foi algo que nos motivou, ainda mais, ao sabermos que eles estão usando as roupas e se sentindo bem com elas.”

Look vencedor

(Foto: Arquivo pessoal Débora Morgado)

Os desafios para a criação da vestimenta foram muitos, pois de acordo com o edital do evento, além das peças – parte de cima e de baixo – poderem ser utilizadas de quatro formas diferentes, deveriam minimizar a sujeira; não poderiam parecer um uniforme; deveriam servir ao frio e ao calor; conter um bolso impermeável para guardar pertences como documentos; e ter espaço para proteger itens de higiene pessoal. 

“Por isso a ideia do sobretudo. Na calça, a maior transformação era transformá-la em bermuda. Mas, também havia a possibilidade de ajuste no comprimento a partir de um regulador de mochila costurado nela. As peças demandaram muito estudo e testes, e também sua estética foi pensada para uma paisagem mais urbana”, explica a orientadora, Débora Morgado.

Evento
O 15º Colóquio de Moda, em sua 12ª edição Internacional, é um congresso científico que congrega o 14º Fórum das Escolas de Moda Dorotéia Baduy Pires, e tem como evento paralelo o 6º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda. O evento tem como principal objetivo promover a troca de conhecimentos a respeito do estado da arte, da ciência e da tecnologia desenvolvidas por meio da produção científica nacional e internacional no campo da Moda e em suas inter-relações. O evento foi realizado na Unisinos, na cidade de Porto Alegre (RS), em setembro.

Outras informações
site do evento