Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) uniram-se para promover atividades de conscientização sobre o câncer de mama, em virtude do Outubro Rosa. A primeira  delas, uma roda de conversa sobre a Saúde da Mulher, ocorre nesta quarta-feira, 9, às 18h no anfiteatro da unidade acadêmica. As inscrições podem ser feitas neste link. Outras atividades ocorrem sempre às quartas-feiras, a partir das 18h.

A programação é aberta ao público feminino e engloba rodas de conversa, minicurso de autodefesa; exibição de filme e debate sobre violência doméstica; e palestras sobre sexualidade. O objetivo é promover o conhecimento, a comunicação, o aprendizado e assim, reiterar o empoderamento feminino.

As atividades têm o apoio de convidados e entidades externas à Faculdade de Medicina, a fim de abranger todos os públicos. O foco é que as participantes adquiram conhecimentos importantes sobre si mesmas e sobre as mulheres dentro de um contexto geral. Além disso, o evento propõe a autonomia física, a identificação de possíveis abusos e o autoconhecimento.

“O evento foi criado visando o florescimento da mulher. Queremos que a participante adquira mais conhecimentos sobre seu corpo, sua saúde física e mental, seu relacionamento consigo mesma, para que use as informações no seu cotidiano e assim se torne mais independente e empoderada”, afirma uma das organizadoras do evento, a estudante Jéssica Leite.

O projeto compõe as atividades organizadas pela International Federation of Medical Students Association of Brazil.

Programação

9/10 – Roda de conversa sobre a Saúde da Mulher e Empoderamento
Horário: 18h
Local: Anfiteatro da Faculdade de Medicina
Conteúdos: roda de conversa com especialistas sobre exames básicos; alimentação; relaxamento; empoderamento; e autonomia.

16/10 – Lute como uma Mulher
Horário: 18h
Local: Praça Cívica
Conteúdo: aula de autodefesa ministrada na concha acústica.

23/10 – Violência Doméstica
Horário: 18h
Local: Anfiteatro das Pró-reitorias
Conteúdos: episódios de séries; conversa com uma delegada, ensinando a como fazer denúncia em caso de abusos.

30/10 – Sexualidade
Horário: 18h
Local: Anfiteatro das Pró-reitorias
Conteúdos: autoconhecimento; planejamento familiar; contracepção; aprendizado de técnicas de prazer e pompoarismo; relaxamento e massagem.

Outras informações

https://www.instagram.com/p/B3ZeBLKhlRl/