Evento multiprofissional programa palestras, debates, workshops, apresentações orais e pôsteres, além de uma mesa interativa de anatomia em 3d  (Imagem: Pixabay)

Reunir estudantes e profissionais da área da saúde para apresentar a aplicação do conhecimento de anatomia é um os objetivos do “1º Congresso de Anatomia Aplicada à Saúde”, realizado pela Liga Acadêmica de Anatomia Aplicada à Clinica e Cirurgica (LAAACC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento acontece nos dias 21 e 22 de novembro, das 16h às 22h, no anfiteatro da Faculdade de Engenharia (Prédio Itamar Franco). As inscrições devem ser feitas on-line.   

“Teremos palestras e mesas redondas, vai ser um congresso multiprofissional, em que médicos enfermeiros, dentistas, educadores físicos e pessoas ligadas a outras áreas da saúde podem participar. Nosso objetivo é apresentar o início da anatomia para os alunos dando uma visão mais prática e aplicada, além de ser uma atualização para os profissionais, já que a anatomia está presente em todas as especialidades da saúde”, explica o professor e orientador da LAAACC, José Otávio Junqueira.

Para o estudante e membro da Liga, Pedro Nascimento Martins, o evento é uma oportunidade para os alunos que estão no ciclo básico aprenderem de forma prática a aplicação da anatomia na rotina profissional. “É importante para despertar o desejo em nossos colegas de estudar anatomia, justamente pelo distanciamento da prática que temos nos inícios dos cursos,” afirma.

A participação no Congresso confere certificado, além de ser pré-requisito para realização do processo seletivo da LAAACC. Antes do início do evento haverá dois workshops, apresentações orais e de pôsteres e também uma mesa interativa de anatomia em 3d. 

A Liga
Criada em 2017, a Liga nasceu com o objetivo de aproximar a anatomia da vivência médica. Voltada sobretudo para os alunos do ciclo básico, a LAAACC versa com atividades em centro cirúrgico e ambulatórios, além de realizar, ao longo do ano de 2019, o 1º Curso Continuado de Anatomia Aplicada. 

Outras Informações 
LAAACC