Evento acontece na quinta-feira, 10, no Anfiteatro do IAD (Imagem: Pixabay)

Composto por pesquisas desenvolvidas por professores, estudantes e egressos do Instituto de Artes e Design (IAD), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se torna palco para a realização do I Encontro de Pesquisas em Moda:  projetos e experiências. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até esta terça-feira, 8, neste link. O evento acontece na quinta-feira, 10, das 18h às 22h, no Anfiteatro do IAD.

O evento reúne breves explicações de diferentes colaboradores e tem como proposta a promoção e o favorecimento da produção de trabalhos acadêmicos. O encontro contempla, ainda, a apresentação de pesquisas em andamento, realizadas pelos estudantes do curso. Além disso, trata-se de um momento de partilha de conhecimentos, composto por imaginários, afeitos à moda, à arte e às travessias dialogadas de pesquisa.

O evento cria um diálogo com a disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso”, ministrada pela professora Isabela Monken. A docente aponta o evento como uma possibilidade da comunidade poder ter acesso às pesquisas que estão em processo de desenvolvimento. “É uma maneira de mudar nossa perspectiva de apenas compartilhar pesquisas em níveis conclusivos. É importante mostrar o encanto dos trabalhos que estão sendo produzidos e ampliar esses imaginários sobre o mundo da moda.”

Programação

A programação traz diferentes visões sobre as pesquisas em Moda e contempla temas como: Terceira idade: possibilidades no campo da moda;  Moda e novas tecnologias: protótipos experimentais; e Normas técnicas e ficha catalográfica: orientações para trabalhos acadêmicos.

Convidado para compor a organização do evento e participar como expositor, o professor Javer Volpini explica a importância de uma programação diversificada para a comunidade acadêmica. “Essa é uma oportunidade de divulgarmos as pesquisas desenvolvidas no nosso curso de bacharelado. Oportunizamos aos nossos alunos e egressos a exporem as suas produções acadêmicas. Além disso, temos a preocupação de falar sobre temas como estrutura e normatização de pesquisa”.

A atividade se insere nas propostas previstas na disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso” do bacharelado em moda. O evento é organizado pelos professores Isabela Monken e Javer Volpini e pela estudante Janaliza Pereira.

Outras informações: (32) 2102-3353 – Coordenação do curso de Bacharelado em  Moda