Interessados podem se inscrever como ouvintes de forma on-line ou presencialmente (Foto: Pixabay)

Os interessados em participar apenas como ouvinte IV Congresso Nacional de Ciência da Religião (Conacir) podem se inscrever on-line ou presencialmente até a próxima quinta-feira, 10. A edição que acontece entre os dias 8 e 10 deste mês, no anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aborda o tema “Religião e Democracia: desafios no espaço público”.

Com o objetivo de estimular as produções e reflexões sobre assuntos ligados à religião, o evento é organizado pelos alunos do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião (PPCir) da UFJF, e reúne pesquisadores da área e também de áreas ligadas diretas ou indiretamente ao assunto.

O estudante e um dos coordenadores do evento, Renan Maciel, destaca a escolha do tema como objeto de discussão. Para ele, a temática vem como denúncia à situação política e aos cortes de pesquisas. “É importante compreender a relação entre religião e política diante das pautas do governo, seja ela na educação pública, nos direitos humanos e das minorias. O Brasil tem um panorama político-social marcado por grupos religiosos. Em um cenário no qual a política e a religião estão em evidência, o Conacir estimula a reflexão e discute para onde estão indo as tomadas de decisões dos nossos gestores públicos.”

A programação inclui ainda, palestras, minicursos, conferências e grupos de trabalho (GTs), eventos nos quais serão promovidas reflexões sobre o desafio de conceber a conciliação entre religião e política em um panorama social marcado por lideranças religiosas no parlamento brasileiro.  As inscrições para ouvintes variam de R$ 10 a R$ 50 e os já inscritos para outras atrações podem conferir as informações dos GTs e minicursos pelo site.

Confira a programação

Outras informações: Facebook do Conacir ou Site do evento, ou pelo e-mail: ivconacir.2019@gmail.com