Podem se inscrever todos os alunos de graduação da UFJF, dos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares (Foto: Via Visualhunt)

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou o edital do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (Piigrad) 2020. O documento traz 11 novas instituições disponíveis para a mobilidade, frutos dos últimos acordos celebrados entre a UFJF e universidades estrangeiras, oferecendo 203 vagas de destino, das quais 20 são contempladas com bolsas. Uma das principais mudanças do edital é que não há mais a etapa de envio de um vídeo de justificativa do aluno para sua inscrição. Outra novidade diz respeito ao certificado do Programa Global July, que passa a adquirir um maior peso na pontuação do candidato.

Inscrições
Podem se inscrever todos os alunos de graduação da Universidade, dos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares, que tenham concluído pelo menos 20% da carga total do seu curso até a data final de inscrição e que tenham o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 60.

As inscrições devem ser feitas online, através de um formulário eletrônico disponível no Siga, até às 23h59 do dia 20 de outubro. Todas as instruções estão contidas no formulário. Caso possua documentos de comprovação das atividades extracurriculares previstas nos itens A, B, C, D e E, o candidato deve anexar o arquivo em formato PDF,, nomeado com seu número de matrícula e nome completo (ex.: 202000101 – João Silva), seguindo o modelo disponível no anexo lll do edital.

O intercâmbio
O início do intercâmbio está previsto para setembro de 2020. A diretora de Relações Internacionais da UFJF, Bárbara Daibert, afirma que o intercâmbio é um momento enriquecedor para o estudante e também para a Instituição. “Os alunos que vão têm a possibilidade de nos ajudar a repensar nossas matrizes curriculares, nossos cursos e a nossa forma de fazer a Universidade”, argumenta. 

A estudante de Jornalismo Carol Candinelli foi para a Hindustan University, na Índia, pelo Programa, no segundo semestre de 2018. “Cresci muito com o intercâmbio. Ter que se virar em um ambiente totalmente diferente de tudo que você já conheceu, trabalhar com novas premissas sociais, regendo o seu modo de vida, pode ser bem difícil. E foi. Se adaptar é um exercício que eu amei fazer”, conta.

Natasha Vieira, também estudante de Jornalismo, pretende ir para a Espanha, em razão de sua paixão pelo idioma. “Sempre desejei viajar para a Espanha ou para algum país da América Latina, como a Argentina, para poder estudar a língua. Felizmente a UFJF pode me dar a oportunidade de realizar esse sonho. Também espero conseguir mais experiência na área do audiovisual, algo que a Argentina, muito forte no assunto, pode me oferecer. O intercâmbio pode aumentar minha bagagem cultural e me fazer amadurecer mais, ao estar convivendo com pessoas que têm uma cultura diferente da minha.”

Dúvidas
Os interessados podem tirar dúvidas quanto ao processo nesta terça, 8 de outubro, quando a DRI promove o evento Piigrad Chat, às 14h, no Anfiteatro das Pró-reitorias, no prédio da reitoria, no campus Juiz de Fora.

Confira a íntegra do edital.

 Outras informações
(32) 2102-3389 – Diretoria de Relações Internacionais

Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação