Sanderlei Parrela tem entre seus feitos o vice-mundial, o 4º lugar nas Olimpíadas de Sidney e o recorde dos 400 metros rasos entre atletas da América do Sul (Foto: Arquivo pessoal Sanderlei Parrela)

Entre os dias 7 e 11 de novembro, a Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia o curso de atletismo Clínica Camping Velocidade Prolongada, ministrado pelo vice-campeão mundial, recordista sul-americano nos 400 metros rasos, e quarto colocado nas Olimpíadas de Sidney, em 2000, Sanderlei Parrela. Com inscrições já encerradas, o curso reúne treinadores, atletas, professores e alunos de educação física. A programação é diversificada e mescla questões práticas e teóricas para fortalecer e ampliar o ensino sobre a área de atletismo.

O coordenador do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria), projeto de extensão da UFJF voltado para o atletismo, Jorge Perrout, percebe o evento como uma proposta de alto nível, ao trazer uma referência nacional para a Universidade. “O Sanderlei é o melhor velocista do Brasil, tanto que seu recorde permanece invencível em território sul-americano. Como ex-atleta e treinador, traz uma experiência enorme para capacitar os participantes.”

Segundo Perrout, a iniciativa visa também incentivar o atletismo na região, com foco nas provas de velocidade. “Pretendemos formar pessoas e aumentar o interesse de profissionais pela área. Trazer o curso para a UFJF também é uma conquista do nosso projeto de extensão, que trabalha em rede nacional e se tornou reconhecido pela descoberta de novos talentos.”

O evento é organizado pela Federação Mineira de Atletismo (FMA) e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), com apoio da UFJF.

jorge.perrout@ufjf.edu.br