A mostra tem por objetivo apresentar as ações de extensão desenvolvidas pelos programas e projetos da UFJF (Imagem: Pixabay)

Estão abertas as inscrições para a “IV Mostra de Ações de Extensão” da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento acontece entre os dias 21 e 25 de outubro e os grupos interessados poderão se inscrever até o dia 11 deste mês.

A mostra tem por objetivo apresentar as ações de extensão desenvolvidas pelos programas e projetos da UFJF, além de criar um espaço para a integração, desenvolvimento e troca de conhecimento entre os grupos participantes.

Os interessados podem se inscrever em uma ou duas modalidades (elaboração de vídeo e/ou roda de conversa). A produção audiovisual deverá apresentar as ações desenvolvidas pelo projeto em um tempo de três a cinco minutos. Já as rodas de conversa buscam a criação de espaços de debate e diálogos para propiciar a troca de experiência entre os diferentes projetos de extensão. Neste espaço, os grupos deverão apresentar os trabalhos realizados pelo projeto, apontando os desafios, soluções e resultados junto à comunidade e na formação dos estudantes.

A pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, acredita que a importância do evento é a sua relação com a cultura e educação. “A Extensão é a relação mais próxima e imediata entre aquilo que produzimos na Universidade e a comunidade externa. Nas edições da mostra, temos a possibilidade de apresentar diversos projetos tanto para a comunidade interna quanto a externa, fortalecendo a identidade da UFJF tanto na cidade como no campus de Governador Valadares e região, mostrando o quanto a universidade é necessária e importante no acesso a diferentes direitos, como saúde, educação e trabalho, por exemplo.”

A 4ª edição do evento acontece simultaneamente no campus da UFJF e de GV. A técnico-administrativa em assuntos educacionais, Devani Tomaz Domingues, explica que a Mostra de Extensão também tem uma significação importante na cidade, pois serve como um espaço de identificação e divulgação, onde podem levar a produção local para conhecimento da própria comunidade. “Temos trabalhado para que esse evento seja reconhecido dentro da Universidade e que faça parte do nosso calendário. A UFJF consegue, através dele, integrar, disseminar, divulgar e agregar valores e identificações, marcando a presença do campus. Nossos objetivos são sempre produzir e aprender para que possamos melhorar em futuras edições.”

A farmacêutica e professora do campus avançado, Andréia Peraro, complementa a fala de Devani. “Percebo que a Extensão é uma das formas pela qual a população mais acaba conhecendo nosso campus. Muitas pessoas participam de feiras e exposições, e nós também vamos até as comunidades, e muitas pessoas nem sabem que existem uma universidade federal aqui em Governador Valadares. Outras pessoas acabam também não tendo acesso a serviços da área da saúde, e são nessas feiras da Extensão que elas conseguem esse acesso, assim como outros que são oferecidos pela faculdade de Direito.”

Tanto a produção de vídeo quanto as rodas de conversa conferem certificado aos grupos participantes. A melhor produção audiovisual será certificada com o título de “Premiação” e o segundo melhor receberá o título de “Menção Honrosa”. A cerimônia de exibição dos vídeos será realizada no dia 25 de outubro, em local a ser divulgado.

Outras informações: (32) 2102-3959 – Pró-reitoria de Extensão (Proex)